A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) vem realizando ações preventivas e integradas para o enfrentamento à Covid-19 na Capital. Em decorrência do isolamento social rígido previsto em decreto, feiras livres estão proibidas em toda a Cidade para conter a disseminação viral. Nesta sexta-feira (19/03), equipes da Prefeitura e do Governo do Estado visitaram espaços onde tradicionalmente ocorrem atividades similares e, no início da manhã, encerraram movimentação irregular nos bairros Serrinha, Jardim União e Quintino Cunha.
As medidas educativas acontecem ao longo do dia em diversas Regionais do Município. “Por meio de mapeamentos prévios, estamos percorrendo áreas estratégicas de Fortaleza. O intuito das equipes volantes é promover conscientização diante deste momento crítico da pandemia. Além de ações preventivas, nós distribuímos máscaras e alertamos sobre a importância do cumprimento do decreto”, esclareceu o diretor de operações da Agefis, Reginaldo Araujo.
Balanço parcial
De acordo com balanço parcial divulgado na última quinta-feira (18/03), durante o exercício da legislação vigente, 34 ações preventivas coibiram a montagem irregular de feiras em diversas regiões da Capital.
As ações resultaram em 24 encerramentos por descumprimento às determinações impostas, incluindo 23 bairros da Cidade, a exemplo de Messejana, São Cristóvão, Parangaba, Gentilândia, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará, Canindezinho, Demócrito Rocha, Álvaro Weyne, Santa Maria, Cidade 2000, Serrinha, Passaré, Planalto Ayrton Senna e Mucuripe.
“A cada dia, temos sentido uma maior compreensão popular. Em relação a 2020, os nossos direcionamentos estão bem mais acatados”, avaliou Reginaldo.
Esforços intersetoriais
As práticas fiscalizatórias reúnem esforços da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).
“A distribuição das equipes e dos efetivos acontece de forma estratégica e pré-definida para proteger a vida das pessoas. Nós atuamos por meio de mapeamentos prévios e de denúncias. Nossas equipes estão a postos, dia e noite, para conscientizar a população e fazer valer as determinações do decreto em vigor“, informou Mariana Custódio, sub-inspetora de Segurança Viária da Guarda Municipal.
Denúncias
Em virtude dos dados epidemiológicos e assistenciais vigentes, marcados pelo aumento do número de casos e de internações em decorrência da Covid-19, a Prefeitura reitera a necessidade do cumprimento do isolamento social e das medidas sanitárias previstas em decreto.
Diante de quaisquer irregularidades, a população deve acionar a Agefis por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156.
Denúncias relacionadas a aglomerações também podem ser comunicadas ao 190.
-
Proenergia Summit chega à 6ª edição, com cerimônia de abertura prestigiada por autoridades e empresários do setor energético11 de setembro de 2024
-
Justiça Eleitoral investiga prefeito de Morada Nova por abuso de poder político10 de setembro de 2024
-
VaiVem: segunda fase vai beneficiar cerca de 47 mil cearenses em busca de emprego02 de setembro de 2024