Mesmo em tempos de pandemia, onde todas as atenções estão voltadas para o combate a Covid-19, a Policlínica de Eusébio tem dado continuidade aos atendimentos especializados aos eusebienses, tendo realizado nos meses de janeiro e fevereiro deste ano um total de 4.206 atendimentos. Segundo o Informe Bimestral sobre atendimentos na rede de saúde do município divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, aquela unidade realizou, ao todo, 3.205 consultas por especialidade médica.
Foram realizadas nesse período: 02 biópsias de próstata; 211 eletrocardiogramas; 788 ultrassonografias e 3.205 consultas com os seguintes especialistas: Neuropediatra (148); Cirurgião vascular (102); Pediatra (128); Ginecologista/Obstetra (536); Neurologista (205); Cardiologista (143); Pneumologista (71); Dermatologista (223); Reumatologista (77); Endocrinologista (193); Gastroenterologista (117); Geriatra (111); Cirurgia geral (217); Mastologista (64); Ortopedista/traumatologista (263); Otorrinolaringologista (229) e Urologista (155).
Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a gestão vem se empenhando na prevenção e combate ao novo coronavírus, mas tem que manter os demais serviços funcionando para que a saúde de um modo geral da população possa ser garantida, muito embora agora no mês de março, em função do agravamento da crise pandemia, tenha ocorrido uma restrição temporária dos atendimentos eletivos na Policlínica e com isso uma redução bem razoável no número de ofertas de atendimento de exames e consultas, em comparação com os meses anteriores.
Fluxo
O fluxo para atendimento na Policlínica é iniciado no posto de saúde. O paciente faz uma consulta e caso o médico verifique há necessidade de um atendimento especializado, encaminha o mesmo para a marcação da consulta, feita pelas recepcionistas do próprio posto. Os pacientes são inseridos numa fila de espera que é gerada pelo sistema que a secretaria de Saúde utiliza em toda rede. Posteriormente a Central de Regulação do município liga para cada paciente informando data e horário das consultas.
Para o deslocamento do paciente até a Policlínica, além do transporte coletivo gratuito, a Prefeitura disponibiliza o chamado ‘carro da comunidade’, que leva os pacientes que tenham dificuldade de deslocamento para a unidade de saúde. Todo atendimento na Policlínica é ambulatorial. Quando há necessidade de uma cirurgia, o paciente é encaminhado para o Hospital Municipal Amadeu Sá, ou para algum hospital de referência em Fortaleza.
A Policlínica funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas e algumas vezes aos sábados, dependendo da demanda de pacientes. A unidade atende nas seguintes especialidades: Ginecologia geral e Obstetrícia, Ortopedia, Pneumologia, Cardiologia, Mastologia, Pediatria, Dermatologia, Urologia, Cirurgia Geral, Otorrinolaringologia, Reumatologia, Endocrinologia, Neurologia, Neuropediatria, Cirurgia Vascular. E realiza exames de Ultrassom, Eletrocardiograma e Biopsias de próstata/uterino e tireoide.
-
Ex-prefeito Tino Ribeiro reata aliança com filho e também prefeito de Cascavel após denunciá-lo por corrupção21 de setembro de 2024
-
Confiabilidade em Cheque: Pesquisa do Instituto Atlas Intel no Crato gera dúvidas e polêmicas19 de setembro de 2024
-
Proenergia Summit chega à 6ª edição, com cerimônia de abertura prestigiada por autoridades e empresários do setor energético11 de setembro de 2024