A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, na última quinta-feira (8), a redação final do Projeto de Lei 1501/19, que reconhece o tradicional Carnaval de Aracati (CE) como manifestação da Cultura Nacional. O projeto, de autoria do deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), segue agora para o Senado.
Por ser uma cidade que conta com expressivo acervo arquitetônico do período colonial, Aracati foi elevada à categoria de patrimônio histórico e artístico nacional pelo IPHAN, ainda no ano de 2001. Agora, com o reconhecimento de se carnaval como manifestação da cultura nacional, ficará garantida a proteção constitucional de apoio e incentivo à valorização e à difusão das manifestações culturais, bem como as previsões dispostas no âmbito do Plano Nacional de Cultura.
“O Carnaval de Aracati é um dos principais eventos do calendário cearense, que movimenta intensamente o turismo local, o setor do comércio, o entretenimento e tantos outros segmentos que empregam milhares de pessoas e geram renda. Esse reconhecimento certamente trará muito mais investimentos e fará crescer não só a cidade de Aracati, mas todo o Ceará”, destaca o deputado federal Eduardo Bismarck.
-
Ex-prefeito Tino Ribeiro reata aliança com filho e também prefeito de Cascavel após denunciá-lo por corrupção21 de setembro de 2024
-
Confiabilidade em Cheque: Pesquisa do Instituto Atlas Intel no Crato gera dúvidas e polêmicas19 de setembro de 2024
-
Proenergia Summit chega à 6ª edição, com cerimônia de abertura prestigiada por autoridades e empresários do setor energético11 de setembro de 2024