O governador Camilo Santana vai encaminhar hoje, 12, uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Anvisa libere 5,87 milhões de doses da vacina russa Sputnik V.
Em seu Facebook, o petista escreveu:
“Informo aos meus irmãos e irmãs cearenses que estamos entrando hoje com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), para que a Anvisa, do Governo Federal, autorize a liberação ao nosso estado dos 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V adquiridas de forma direta pelo Governo do Ceará junto ao Fundo Soberano Russo. A Sputnik V já é utilizada em cerca de 60 países, com eficácia de 91,6%. Iremos a todas as instâncias possíveis para que as vacinas que adquirimos cheguem o mais rápido possível para imunizar nossa população”.
A Anvisa, em nota, ressaltou que os pedidos de importação feitos por 12 estados, incluindo o Ceará, “não foram negados ou decididos” pela agência. Contudo, seguem em análise.
A emissão de parecer, no entanto, se deve à ausência de informações, entre elas o relatório técnico referente à avaliação da vacina Sputnik V, emitido ou publicado pela autoridade sanitária internacional.
“Na análise da documentação, a Anvisa verificou que o Certificado de Registro emitido pelo Ministério da Saúde da Rússia não veio acompanhado de relatório técnico que ateste os aspectos de qualidade, segurança e eficácia da vacina que subsidiaram a decisão da autoridade estrangeira”, complementa a Anvisa.
Focus.Jor
-
Ex-prefeito Tino Ribeiro reata aliança com filho e também prefeito de Cascavel após denunciá-lo por corrupção21 de setembro de 2024
-
Confiabilidade em Cheque: Pesquisa do Instituto Atlas Intel no Crato gera dúvidas e polêmicas19 de setembro de 2024
-
Proenergia Summit chega à 6ª edição, com cerimônia de abertura prestigiada por autoridades e empresários do setor energético11 de setembro de 2024