Edição do Dia
Notícias
Comissão debate processo de elaboração de edital para creches conveniadas

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia recebeu nesta quarta-feira, 19, representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Federação de Bairros e Favelas. O momento colocou em pauta a elaboração do próximo edital de gerenciamento das creches conveniadas de Fortaleza.

O presidente da Federação de Bairros e Favelas, Natan Mota, destacou a importância da mediação da Comissão de Educação, e reforça a necessidade da criação de um grupo de trabalho com representantes do Legislativo, movimentos de creches, movimentos comunitários e a Prefeitura para uma construção conjunta do edital. “Podemos observar que aconteceram importantes avanços na educação, mas é necessário avançar ainda mais na melhoria da educação infantil de Fortaleza”, pontuou.

Coordenador das Comissões de Creches conveniadas de Fortaleza, Tiago Dutra ressaltou a existência do diálogo da SME com as creches conveniadas, mas que ainda é necessário adequar melhor os termos de colaboração firmados nos editais de gerenciamento, principalmente na parte financeira. “Em tempos de pandemia entendemos que os recursos são escassos, mas também temos nossas responsabilidades com a educação infantil”, disse.

A coordenadora da assessoria executiva especial da SME, Terezinha Holanda, destacou o trabalho da Câmara Municipal em seu importante papel de ajudar na aprovação de leis para fortalecer a rede municipal de ensino. Ressaltou ainda as ações e avanços realizados pela SME em prol do ensino na primeira infância, mas reconheceu que algumas ações precisam ser melhoradas. A coordenadora finalizou destacando a necessidade de fortalecimento das parcerias com o terceiro setor e informou que levará as demandas da reunião para o conhecimento para secretária de Educação, Dalila Saldanha.

Em relação a questão financeira, Conceição Cavalcante, representante da SME, destacou que a secretária de Educação já solicitou considerar melhorias nas planilhas financeiras dos editais. Segundo ela, neste ano foram conveniadas 109 creches parceiras com a proposta de atender o máximo de crianças com educação de qualidade. A previsão do órgão de educação é lançar em agosto o edital para creches conveniadas para o ano escolar de 2022.

O presidente da Comissão, vereador Professor Enilson (Cidadania), destacou a importância de parcerias no desenvolvimento da educação na Capital. “Devemos construir em conjunto caminhos para levar melhorias para essas creches parceiras”, pontuou. Como encaminhamento da reunião, a comissão vai intermediar junto à SME a criação de um grupo de trabalho para elaboração do próximo edital.

Os vereadores Guilherme Sampaio (PT) e Adriana Nossa Cara (Psol) reforçaram a importância de fortalecer a educação infantil promovendo ferramentas que garantam a qualidade no serviço. As vereadoras Ana Aracapé e Tia Francisca, ambas do Partido Liberal, também participaram da reunião da comissão.

Foto: Érika Fonseca

Abrir Whatsapp
Envio de mensagem
Quer receber notícias todo dia?