A Prefeitura de Eusébio, através do projeto de lei 049/2021, aprovado na última segunda-feira (14), pela Câmara Municipal de Eusébio cria, denomina e delimita os bairros que compõem o território do Município de Eusébio. A medida tem como finalidade formalizar os limites dos 23 bairros do município, atendendo assim as exigências da legislação, bem como possibilitar que as ruas do município passem a ter CEP próprio. Atualmente o Eusébio conta apenas com um CEP geral que dificulta o atendimento de serviços públicos e da sociedade civil.
O CEP é um número criado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no ano de 1971 para facilitar a separação e entrega de correspondências. O código postal funciona como uma coordenada, em que cada rua possui o seu número específico. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, a medida se mostra necessária ante à ausência de formalização legal dos bairros, o que repercute, inclusive, na identificação dos imóveis localizados na municipalidade, causando grande impacto nas Políticas Urbanas que afetam diretamente a população eusebiense.
Além disso, destaca que com a norma, os cidadãos passarão a ter o endereço de sua residência oficializada, que trará inúmeros benefícios, “um endereço fácil de identificar, ou seja, um lugar de fácil reconhecimento, é também um gerador de oportunidades de negócios para qualquer tipo de empreendimento. A simples lembrança das pessoas sobre a localidade tem o poder de as fazer ir até local para resolver suas demandas. Ter um endereço descomplicado não facilita apenas para os serviços postais, mas também induz à memória, a presença de marca e o estímulo à visitação”, avalia.
Intervenções
Segundo Mirton Prata, que ficou à frente desse trabalho de revisão geral do mapa do Eusébio na gestão passada, foram determinados novos limites devido algumas intervenções ocorridas no aspecto urbano do Eusébio, como por exemplo, a construção da CE-010, quando os limites dos bairros daquela região passaram a ser a partir dessa rodovia estadual. “A importância desse trabalho que está sendo feito com nomeação de ruas tem a parceria dos Correios, que vai determinar o CEP por ruas. Isso dará um grande avanço ao município, pois vai facilitar a questão dos endereços para toda sociedade e também para os nossos trabalhos do serviço público e também das empresas da sociedade civil”, pontua.
Ele destaca que esse é um trabalho de alta importância para o desenvolvimento do município. Quanto a lei aprovada pela Câmara que oficializa os limites dos bairros e quais são os bairros do Eusébio, observa que foi realizado um trabalho de pesquisa de campo, onde foram tiradas algumas dúvidas com a sociedade com relação aos limites, “assim confirmamos como seriam esses novos limites do município. E agora para oficializar tudo isso, foi elaborada essa nova legislação, que atende tanto os Correios, como o IBGE, que solicita que cada município tenha uma lei que determine os limites dos bairros, pois isso vai ajudar futuramente na realização do censo populacional”, argumentou.
-
Ex-prefeito Tino Ribeiro reata aliança com filho e também prefeito de Cascavel após denunciá-lo por corrupção21 de setembro de 2024
-
Confiabilidade em Cheque: Pesquisa do Instituto Atlas Intel no Crato gera dúvidas e polêmicas19 de setembro de 2024
-
Proenergia Summit chega à 6ª edição, com cerimônia de abertura prestigiada por autoridades e empresários do setor energético11 de setembro de 2024