O Prefeito de Fortaleza, José Sarto, sancionou na última semana, a Lei nº 11.135 de 06 de julho de 2021 que institui a Política Municipal de Incentivo à prática de esportes para idosos, de autoria do vereador Lúcio Bruno (PDT).
A Lei permite o desenvolvimento de ações, programas e atividades voltadas para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos idosos do município de Fortaleza, com foco no envelhecimento saudável.
Pesquisadores afirmaram em um estudo publicado no dia 25 de maio de 2021 na revista Nature Communications, que a expectativa de vida máxima para humanos gira em torno de 120 a 150 anos. Com esse aumento da expectativa de vida da população, a ciência tem demonstrado que a atividade física regular é uma das mais importantes formas de se assegurar que as pessoas cheguem à terceira idade com saúde física e mental. Existem estudos apontando que cerca de 85% da população idosa é portadora de alguma doença crônica e que a atividade física retarda e reduz a sua incidência.
“Hoje nós temos duas experiências aqui na cidade, uma delas é pelo corpo de bombeiros, que é o projeto daquelas idosas que fazem zumba nas praças e a outra, da Coordenadoria de Idosos da Prefeitura de Fortaleza. A nossa ideia é aumentar essa participação da pessoa idosa em outras modalidades de esportes, não só a questão da zumba, não só a hidroginástica, mas as práticas esportivas, artes marciais, futebol, voleibol e outras modalidades que esses idosos queiram praticar. A ideia principal é tirar esses idosos da ociosidade e incluir eles em alguma atividade física”, justificou o vereador.
-
Ex-prefeito Tino Ribeiro reata aliança com filho e também prefeito de Cascavel após denunciá-lo por corrupção21 de setembro de 2024
-
Confiabilidade em Cheque: Pesquisa do Instituto Atlas Intel no Crato gera dúvidas e polêmicas19 de setembro de 2024
-
Proenergia Summit chega à 6ª edição, com cerimônia de abertura prestigiada por autoridades e empresários do setor energético11 de setembro de 2024