Edição do Dia
Notícias
Sefaz adere à campanha Setembro Amarelo e prédio-sede ganha iluminação especial

Quem passar à noite pela sede principal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) – na avenida Alberto Nepomuceno, nº 2, Centro – poderá ver o prédio iluminado com a cor da campanha Setembro Amarelo. A ação, implementada nessa segunda-feira (13),é uma forma de alertar sobre a prevenção do suicídio e a valorização da vida.Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 13 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no Brasil. Aproximadamente 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.

Para a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, o assunto é delicado e precisa ser discutido. “Entendemos que é importante colocar o tema da saúde mental na agenda da nossa instituição. Precisamos acolher as pessoas que estão passando por problemas emocionais e identificar os sinais de alerta. O sofrimento do outro não pode ser visto como drama, vitimismo, falta de fé ou preguiça. A prevenção ao suicídio deve ser uma responsabilidade de todos. Com uma escuta carinhosa e atenta, podemos salvar vidas”.A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado, disse que o órgão vem desenvolvendo ações voltadas para o bem-estar dos servidores e colaboradores fazendários. “A Fazenda é uma instituição que, há tempos, cuida da sua equipe. Dispomos de um serviço psicossocial que faz atendimento, acompanhamento e promove encontros, palestras e seminários, como parte do nosso calendário permanente. É importante ressaltar que o cuidado com a vida é um exercício de natureza contínua, deve ser diário”.

Webinário

Também em alusão ao Setembro Amarelo, a Secretaria da Fazenda vai promover, nesta quarta-feira (15), às 15h, a 24ª edição do Conecte-se Online, com o tema “Os impactos do ambiente interno e externo na construção do ser”.O webinário, que abordará o autocuidado e a valorização da vida, contará com a palestra do padre e psiquiatra Rino Bonvini e a mediação da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba. A psicóloga e servidora fazendária, Cláudia Maria de Menezes, atuará como debatedora. O evento será transmitido pelo YouTube da Sefaz.

Como obter ajuda

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza uma rede de atendimento gratuito para a população. Quem precisar de cuidados pode procurar, no município em que mora, unidades básicas de saúde, como os postos e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).Na rede pública estadual, os usuários podem ter acesso ao ProVida, plantão psicológico gratuito online, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O atendimento é realizado pelo WhatsApp (85 98439-0647) ou pelo chat dos sites da Secretaria da Saúde e do Governo do Ceará.

Outra alternativa é o Centro de Valorização da Vida (CVV) que presta serviço gratuito de apoio emocional. Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, que funciona 24 horas. Também é possível entrar em contato com o CVV por email ou chat. Para isso, basta acessar o site da instituição: www.cvv.org.br.Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é a campanha mundial de prevenção ao suicídio. No Brasil, o movimento foi criado em 2014 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV). Neste ano, as ações têm como tema “Agir salva vidas”.

Abrir Whatsapp
Envio de mensagem
Quer receber notícias todo dia?