Prefeitura de Maracanaú interdita Avenida Central da Pajuçara para obras do Translog

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, informa que a partir desta terça-feira, 30/11, um trecho da Avenida Central da Pajuçara será interditado para execução das obras de requalificação e nova urbanização do Programa de Transporte e Logística Urbana de Maracanaú – Translog.

A interdição é necessária e acontecerá no trecho compreendido entre as Ruas Coronel Pedro Sampaio e São Joel. O acesso para o trânsito local será realizado, através das Ruas São Raimundo, Coronel Pedro Sampaio e São Joel. O acesso ao 4° Anel Viário será realizado pela Rua Dr. Iran.

A Prefeitura solicita a compreensão e colaboração de toda a população nesse período. Um pequeno transtorno temporário, para um grande benefício permanente na mobilidade urbana do Município.

Prefeitura de Fortaleza comemora 1 milhão de viagens do Bicicletar realizadas em 2021

A Prefeitura de Fortaleza comemora, nesta terça-feira (30/11), a marca de 1 milhão de viagens realizadas pelo Bicicletar, entre janeiro e novembro de 2021. O recorde é alcançado pela primeira vez em menos de um ano. Perto de completar sete anos de atividades, o sistema público de bicicletas compartilhadas em Fortaleza já proporcionou mais de 4,5 milhões de deslocamentos desde o início de suas atividades em dezembro de 2014, incentivando cada vez mais o comportamento sustentável pelo uso de transporte não motorizado na capital cearense.

Coordenado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em parceria com a Unimed Fortaleza, o Bicicletar está consolidado como o maior sistema do tipo no Brasil em número de estações por habitantes e o terceiro em número de estações, atrás somente de Rio de Janeiro e São Paulo.

O prefeito José Sarto celebrou a marca de 1 milhão de viagens, enfatizando a bem-sucedida política de mobilidade em Fortaleza. “O nosso sistema de bicicletas compartilhadas se confirma como política pública abraçada pelos fortalezenses, reforçando os avanços na mobilidade urbana da Cidade. Seguiremos investindo em ações que proporcionem um ir e vir cada vez mais seguro, incentivando a população a pedalar, uma prática saudável, que contribui com a sustentabilidade”, afirmou o prefeito.

O secretário da Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa, registrou o incentivo da gestão municipal ao transporte sustentável na cidade. “Fortaleza é uma das cidades mais cicláveis do Brasil. Basta citarmos alguns números importantes, como os mais de 400 km de ciclovias e ciclofaixas, e também as 192 estações do Bicicletar, disponíveis ao fortalezense e ao público que visita a nossa cidade. Proporcionar 1 milhão de viagens pelo sistema público de bicicletas compartilhadas em menos de um ano é um recorde mais do que saudável a nossa capital e mostra que a gestão do prefeito Sarto está no caminho certo em seguir avançando em ações que fortaleçam o uso de meios de transporte não motorizados”, ressaltou Ferruccio.

Em julho deste ano, o Bicicletar também já havia alcançado outro recorde, ultrapassando a marca de 4 milhões de viagens realizadas ao todo desde o seu lançamento (4.523.274 viagens até agora). Atualmente, o Bicicletar conta com 192 estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade e também já impediu a emissão de mais de 1.843 toneladas de gás carbônico na atmosfera com a utilização das bicicletas compartilhadas. São mais de 297 mil usuários cadastrados no sistema, sendo cerca de 94% dos cadastros ativos utilizando o Bilhete Único.

Recentemente, em setembro, a gestão municipal inaugurou duas novas estações do sistema de bicicletas compartilhadas na cidade, sendo uma do Bicicletar na Avenida Heráclito Graça, bairro Centro (Regional 12), e uma estação infantil do Mini Bicicletar no Polo de Lazer do bairro Conjunto Esperança (Regional 10).

Como parte do processo constante de ampliação e modernização do Bicicletar, desde abril deste ano, uma nova versão do aplicativo do sistema oferece interface mais ágil, segura e intuitiva, com o objetivo de melhorar a experiência de ciclistas com o sistema público de compartilhamento de bicicletas, potencializando a segurança de usuários e do próprio sistema. A nova versão do app traz, por exemplo, a possibilidade de reserva da bicicleta por cinco minutos, funcionalidade que não era disponível anteriormente. Para informações sobre utilização, cadastro no sistema, download do app e localização das estações, basta acessar o site www.bicicletar.com.br.

Malha Cicloviária

Hoje, Fortaleza conta com cerca de 405,6 km de malha cicloviária. Desse total, a AMC já implantou 58,4 km durante a atual gestão. A mais recente foi implantada no trecho compreendido entre as avenidas Desembargador Moreira com Abolição. Até o fim da gestão do prefeito Sarto, a estimativa é implantar mais 100 km de ciclovias e ciclofaixas, chegando a uma malha total de 500 km. Toda a infraestrutura cicloviária fez de Fortaleza a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas a ciclovias e ciclofaixas, segundo o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil). Conforme a pesquisa, mais de 50% dos habitantes moram a menos de 300 metros de alguma ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota ou passeio compartilhado.

Idosos a partir de 70 anos têm dose reforço de vacina contra a Covid-19 em todas as unidades de saúde de Quixadá

A semana começa como uma boa notícia para os quixadaenses: Desde a última segunda-feira (29), todas as unidades de saúde do município têm estoque da dose de reforço da vacina contra Covid-19 para idosos a partir de 70 anos.

Antes, estavam sendo disponibilizadas doses para idosos a partir de 75 anos. Esta fase da imunização para este público foi iniciada no último dia 12 de novembro com um Drive-Thru montado na Praça da Estação. A iniciativa vacinou 400 pessoas em um único dia.

Desde o início da vacinação contra a Covid-19 em Quixadá, em medos de janeiro, a Secretaria de Saúde tem trabalhado intensamente para imunizar a população. Até a última quarta-feira (17), 97.744 doses de imunizantes foram aplicadas no município, chegando a quase 40 mil pessoas sendo vacinas com duas doses. Outros 1.327 habitantes tomaram a dose única da vacina que salva vidas.

Para ampliar ainda mais a cobertura vacinal, além de imunizar idosos com a dose de reforço, a Prefeitura de Quixadá aplica, nesta segunda-feira, a 2° da AstraZeneca no Ginásio Rinaldo Roger para pessoas com nome na lista divulgada pela Secretaria de Saúde, disponível no site da gestão municipal. Já a partir desta terça-feira (23), os serviços de imunização seguem com a 1° e 2° doses da Pfizer para adolescentes e maiores de 18 anos e com a 1° e 2° doses da CoronaVac para maiores de 18 anos.

Ainda sobre a vacinação em idosos é importante destacar que para receber a dose de reforço é necessário ter completado o esquema vacinal em Quixadá e está com pelo menos cinco meses da 2ª dose e assim como os demais públicos é preciso apresentar cartão de vacinação, CPF ou Cartão Nacional do SUS.

Prefeitura de Juazeiro do Norte vai reinaugurar duas Unidades Escolares nesta sexta-feira, 3

Na próxima sexta-feira, 3, às 16 horas, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação, vai reinaugurar a Escola de Educação Infantil Enfermeira Maria dos Santos e a Escola de Ensino Fundamental José Araújo, ambas localizadas na Vila São Gonçalo.

Com a utilização de recursos próprios do município, totalizando um investimento de R$690.662, os dois equipamentos passaram por manutenções. A Creche atende 109 crianças, do Infantil II ao Infantil V, já a José de Araújo conta com 296 alunos, do 1° ao 9° ano.

A Seduc vem realizando o monitoramento nas escolas da Rede Municipal para que todas as unidades ofereçam condições de uso para a comunidade. Ao todo, serão 18 escolas entregues até o final do ano.

“No início da gestão nós traçamos um olhar para as escolas que mais necessitavam dessas correções preventivas e que apresentavam danos significativos. A ideia é contribuir e qualificar cada vez mais para a aprendizagem dos alunos matriculados em nossa Rede Municipal” destaca a titular da pasta, Pergentina Jardim.

Caucaia recebe doação de equipamentos para armazenar vacinas

Através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Programa de Doação Nacional “Unidos pela Vacina”, a cidade de Caucaia ganhou novos equipamentos que vão ajudar a cuidar dos caucaienses. O município foi contemplado com 92 caixas térmicas com termômetro, 2 freezers horizontais com capacidade de 445 litros e 1 câmara fria de 280 litros de capacidade para armazenagem de vacinas. A doação veio da Raia Drogasil (RD), empresa que integra o Programa e que tem o intuito de apoiar o aparelhamento do SUS em todo o Brasil.

Os equipamentos já estão todos no município e a entrega foi feita pelo diretor comercial regional Nordeste, da empresa Raia Drogasil, Jean Malzone. “Para nós é muito importante esse tipo de parceria pois firma nosso compromisso social de estar presente na vida dos municípios onde temos lojas. Não basta agir comercialmente, é importante fazer o social também. Estamos muito felizes”, garantiu Jean.

O material doado a Caucaia é utilizado no avanço da descentralização dos pontos de vacinação do município. “A doação permite expandir nossas equipes para que cheguem em locais onde antes não conseguíamos mandar doses da vacina” garantiu o secretário de saúde, Zózimo Medeiros.

Operação Eusébio Tranquilo atende 12 ocorrências de poluição sonora no fim de semana

A Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) realizaram neste fim de semana a primeira edição da Operação Eusébio Tranquilo, que visa combater os crimes de poluição sonora no município. Os trabalhos tiveram inicio ainda na sexta-feira, 26, sendo concluídos no início da tarde do domingo (28). Ao todo foram atendidas 12 ocorrências de poluição sonoras denunciadas.

Nesse primeiro momento a abordagem é educativa, isto é, os membros da Guarda Municipal e os fiscais da AMMA se dirigiram aos locais e solicitaram a cessação da poluição sonora, mas no caso de reincidência poderá ser emitida uma notificação de infração, que poderá acarretar apreensão do equipamento que está ocasionando a poluição sonora e caso seja estabelecimento comercial este pode ser fechado e ainda pagar uma multa que vai de 5 a 50 mil reais.

As blitz aconteceram em vários pontos da cidade e foram acionadas pela propria população. Participaram da Operação, pela Guarda Municipal o Comandante Wilson, o motorista Dhiomes, os guardas Francizete e Erivan e pela AMMA o servidor Souza Gomes. Segundo o presidente da AMMA, Israel Araújo, essa foi a primeira operação. “Acreditamos que após a quarta ou quinta operação conseguiremos reduzir em até 60% o numero de casos de poluição sonora, que hoje representa quase 90% das ocorrências denunciadas pela população”, disse.

Comissão de Orçamento debate o PLOA com autoridades do litoral norte

Na manhã desta terça-feira (30/11), foi a vez do município de Camocim receber a Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa e o seminário regional para apresentação e discussão do projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2022, em tramitação na AL. No encontro desta manhã, mais de 40 autoridades dos municípios do litoral norte do Ceará, assim como do sertão de Sobral e Serra da Ibiapaba, tiveram a oportunidade de trazer suas demandas locais, bem como conferir o que já está estipulado na proposta orçamentária.

O presidente do colegiado, deputado Sérgio Aguiar (PDT), informou que o orçamento geral para 2022 será de R$ 28,5 bi, dos quais R$ 3,6 bi serão destinados exclusivamente a investimentos. Segundo ele, o Ceará será o segundo estado da federação com recursos investidos em 2022, ficando atrás apenas de São Paulo.

Sobre isso, o relator do PLOA, deputado Queiroz Filho (PDT), ressaltou que o Governo do Ceará tem se destacado durante a gestão do governador Camilo Santana como o primeiro em investimento entre as 27 unidades da federação. “O Ceará é o estado que mais investe, proporcionalmente, e isso é motivo para comemorar, pois investimento é geração de emprego e renda para a população”, explicou. Segundo ele, este é “um momento muito rico, em que vamos ouvir os municípios e incrementar a proposta orçamentária conforme o caso”, disse.

Conforme o secretário da comissão, Joaquim Garcez, o PLOA prevê para os municípios do litoral norte, em 2022, a ampliação do serviço de abastecimento de água e de esgotamento sanitário; o apoio à pavimentação de vias e espaços públicos oriundos de demandas municipais; a construção de terminais rodoviários de passageiros intermunicipais; a implantação de cisternas; a expansão dos serviços sociais por meio dos Planos Participativos Municipais; a implantação de sistemas de energia renováveis e a implantação do Parque Urbano de Camocim. Serão R$ 107,5 milhões em investimentos para os 13 municípios que compõem a região.

Para o sertão de Sobral, estão previstos investimentos na ordem de R$ 426,7 milhões, que deverão ser utilizados para a conservação e manutenção de rodovias; a implantação do novo aeroporto de Sobral; a manutenção das unidades de atendimento ao cidadão Vapt Vupt; a requalificação dos espaços públicos urbanos; a construção da Adutora de Angicos; e a estruturação do campi universitário da Universidade do Vale do Acaraú (UVA).

Já a Serra da Ibiapaba deve receber R$ 88,7 milhões para a implantação de cisternas; a modernização da Gestão dos Prestadores de Serviços de abastecimento de Água e Esgoto, assim como a melhoria e ampliação do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário; a construção de unidades operacionais e administrativas descentralizadas, além do apoio à requalificação dos espaços urbanos a partir das demandas municipais.

A prefeita de Camocim, Elizabete Magalhães, ressaltou que descentralizar a decisão sobre o orçamento estadual e abrir espaço para a demanda dos municípios é uma atitude “democrática e republicana, visto que o orçamento estadual é algo intrinsecamente ligado à vida de cada cidadão”. “Nada mais justo que os representantes dos municípios possam dar sua contribuição”, disse.

Elizabete também considerou a “sensibilidade de Camilo Santana” ao visar às áreas prioritárias, como saúde, educação e segurança pública, e reforçou a oportunidade que é dada às representações locais de apresentarem suas demandas. “Isso possibilita uma construção que é de fato coletiva e que acolhe as necessidades da população”.

Já o prefeito de Tianguá, Luiz Menezes de Lima, por sua vez, cobrou mais investimentos para Tianguá e para os municípios da região da Ibiapaba. Ele criticou o direcionamento “prioritário dos investimentos, que sempre vão para Fortaleza e Região Metropolitana, Cariri e Sobral”, segundo avaliou. “A sensação é de que na Ibiapaba nós não existimos, os investimentos que nos chegam não contemplam nossas demandas e nesse ritmo, dificilmente nossos municípios conseguem se desenvolver”, disse.

Participaram ainda com contribuições e sugestões os representantes das prefeituras e câmaras municipais de Barroquinha, Martinópole, Ibiapina, Tianguá, Frecheirinha, e Bela Cruz.

Também já receberam os seminários regionais de apresentação do PLOA os municípios de Redenção e Crateús. Mais dois seminários devem acontecer no mês de dezembro, com o próximo programado para segunda-feira (06/11) em Iguatu, e o último encontro, que deverá acontecer em Fortaleza na quarta-feira (08/11).

Comissão aprova criação do Observatório da Educação

A Comissão conjunta de Constituição e Educação aprovou, na manhã desta terça-feira (30), a criação do Programa Observatório da Educação, através do projeto de lei ordinária nº 636/2021, de autoria do Executivo. De acordo com o vereador Gardel Rolim, líder do governo na Casa, este projeto já iniciou com a tramitação da Academia do Professor, que incentiva a qualificação dos professores, e agora acrescenta a realização de pesquisas. “Uma medida inovadora”, declarou.

São objetivos do projeto:

  • Desenvolver pesquisas educacionais junto à rede municipal de ensino, procurando investigar como políticas, programas e projetos são implementados e de que forma eles repercutem no sistema educacional e no desempenho escolar dos alunos;
  • Contribuir para a qualificação em nível de pós-graduação stricto sensu dos profissionais do magistério;
  • Desenvolver políticas educacionais mais próximas da realidade escolar e socioeconômica da população, promovendo qualidade na educação fortalezense.

Em mensagem anexa ao projeto, Sarto Nogueira afirmou: “a formação continuada de professores consiste em importante ação para aqueles profissionais que desejam imprimir em suas atividades laborais mais qualidade e conformidade com o seu tempo e espaço, trazendo o quesito atualização para as suas práticas”. E ainda reforçou: “o Observatório da Educação representa importante política de valorização do magistério fortalezense, além de contribuir de forma efetiva com a elevação dos indicadores de aprendizagem de nossos alunos”.

A vereadora Adriana Nossa Cara (Psol) elogiou o projeto e disse que vai propor emendas para o aprimoramento da matéria. Gardel Rolim acolheu a iniciativa da vereadora e afirmou que em caso de emendas, os vereadores voltam à comissão conjunta para discutir os adendos.

Estavam presentes na reunião os vereadores Lúcio Bruno (PDT), Didi Mangueira (PDT), Gardel Rolim (PDT), Ronaldo Martins (Republicanos), Fábio Rubens (PSB), PP Cell (PSD), Prof. Enilson (Cidadania), Adriana Nossa Cara (Psol), Tia Francisca (PL), John Monteiro (PDT), Márcio Martins (PROS), Jorge Pinheiro (PSDB) e Ana Aracapé (PL).

Foto: Jairo Oliveira

Sistema Fecomércio apresenta números de 2021 e projetos futuros

O presidente Luiz Gastão Bittencourt apresentou à imprensa, na tarde desta segunda-feira, 29, o resultado das ações do Sistema Fecomércio em 2021, bem como os projetos para 2022. O momento também marcou o encerramento da campanha do Mesa Brasil Sesc 20 anos.

Na ocasião, foram homenageadas as 40 empresas que mais contribuíram com o programa ao longo desses 20 anos, como Mercadinhos São Luiz, M. Dias Branco, Cantinho do Frango, Fazenda Agrícola Famosa e Granja São José, dentre outras.

O sucesso do Mesa Brasil no Estado se traduz nos números conquistados ao longo de duas décadas. No Ceará, desde 2001, foram distribuídos mais de 52 milhões de quilos de alimentos, o que dá para alimentar aproximadamente 8.220 Castelões lotados. Atualmente, o Mesa Brasil tem parceria com mais de 582 empresas doadoras, atendendo mais de 300 mil pessoas, em 515 instituições sociais, situadas em 96 municípios do Estado. Além disso, somente de janeiro a outubro deste ano, foram 2.355.175 Kg de alimentos arrecadados.

Fecomércio e IPDC em 2021

A Fecomércio Ceará oferece aos empreendedores do comércio de bens, serviços e turismo, através do Cartão do Empresário, vantagens e condições especiais em vários produtos e serviços que impactam diretamente na economia de seus negócios, como telefonia, planos de saúde, certificado digital, dentre outros. Até o momento, 2162 novos Cartões do Empresário foram adquiridos e outros 1008 renovados.

Outra contribuição que o Sistema garante aos comerciantes são as pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), que leva informações práticas e dados estatísticos confiáveis que auxiliam as ações de planejamento e desenvolvimento das empresas. Até outubro, foram realizadas 88 pesquisas.

Senac em 2021

De janeiro a outubro, as ações educacionais do Senac aconteceram em 28 cidades. Foram 28.766 matrículas nesse período e quase duas mil turmas. Para além dos cursos, o Senac também realizou e/ou participou de diversas ações que fortaleceram ainda mais a Instituição, dando inclusive, oportunidade aos alunos de mostrarem seus talentos para um público cada vez maior.

A Collab Ronaldo Fraga – SPFW colocou o Cariri no centro da moda. A partir da Collab dos alunos e profissionais do Senac com o estilista Ronaldo Fraga, surgiu o planejamento e a criação da coleção de moda “Terra de Gigantes”, inspirada nos Museus Orgânicos e nos Mestres da Cultura do Cariri.

O projeto contou com a participação de 15 alunos. O lançamento aconteceu no dia 23 de junho, na abertura da Edição N° 51 do São Paulo Fashion Week. O desfile teve 38.151 visualizações no Youtube do SPFW e também foi projetado nos prédios da Avenida Paulista.

Para a Instituição é muito gratificante ver os alunos se destacando e tendo suas vidas transformadas a partir da educação profissional. Prova disso também foi o resultado que o Ceará alcançou nas Competições Senac de Educação Profissional 2021, com uma medalha de prata na ocupação de Estética e Bem-Estar e duas medalhas de Excelência.

O evento tem o objetivo de valorizar o aprendizado por meio do intercâmbio entre as unidades do Senac de todo o País e o mercado de trabalho.

Em 2021, o Senac também participou do Colóquio da Lei da Gastronomia, que teve o objetivo de debater a Lei n° 17.608 de 06/08/2021, que estabelece a Política Estadual da Gastronomia e da Cultura Alimentar e cria o Programa Ceará Gastronomia.

Ao todo, 44 instituições participaram do Colóquio. Durante o encerramento foi apresentado ao Governo do Estado do Ceará os dados levantados nos debates e na pesquisa aberta ao público.

O Banco de Oportunidades também comemora os números de 2021. O serviço é gratuito e voltado a atender, orientar e encaminhar ao mercado de trabalho ex-alunos que concluíram com êxito os cursos do Senac. Até o momento foram 675 empresas solicitantes, 4043 alunos encaminhados e 510 novos alunos cadastrados. Os segmentos mais demandados foram Comércio, Conservação e Zeladoria, Gestão, Saúde, Gastronomia e Hospitalidade.

Sesc em 2021

Neste ano, foram inúmeras as realizações do Sesc. Na Educação, foram formadas 611 turmas que atenderam 16.483 alunos. Ainda nessa área, um passo importante conquistado foi a expansão da escola Educar Sesc Fortaleza (Unidade II), que contará com mais de 30 novas salas de aula, incluindo laboratório de ciência, idiomas, informáticas, dentre outras.

Na Cultura, o Sesc garantiu 4.016 ações culturais realizadas em linguagens como Artes Cênicas, Música, Literatura, Artes Visuais, Audiovisual e Tradição; 1.016 ações a mais que a meta estabelecida para 2021 e 1,9 milhão de pessoas impactadas, superando em 207% a meta estabelecida para 2021.

A Mostra Sesc Cariri de Culturas deste ano, que aconteceu em formato híbrido, realizou 160 ações, com 804 artistas envolvidos em cinco cidades (Brejo Santo, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Nova Olinda). A programação online contou com 27.823 visualizações, somando Youtube e Instagram. Já o público presencial foi de mais de 5.315 pessoas. Durante a Mostra foi inaugurado mais um museu orgânico, o da Casa de Telma Saraiva.

No Lazer, foram realizadas 37.278 eventos e atividades físico-esportivas, 763.281 participantes em atividades recreativas, 890 clientes em excursões e passeios pelo Turismo Social e 15.587 hospedagens no Sesc Iparana Hotel Ecológico. O Dia do Desafio teve adesão em todos os 184 municípios do Ceará; com 152.688 pessoas alcançadas no Facebook e 248.657 pessoas alcançadas no Instagram.

Na área da Assistência, foram realizadas 1.139 campanhas, encontros, palestras, oficinas, reuniões e rodas de conversa realizados no Desenvolvimento Comunitário. Além disso, 43.525 idosos atendidos pelo Programa Social com Idosos.

Projetos Futuros

Para 2022, a Fecomércio irá iniciar uma parceria com instituição financeira, garantindo vantagens aos empresários, como máquinas de cartão a custo zero, além de empréstimos e taxas de cartão com juros competitivos. No próximo ano, também será realizada a assinatura do convênio da parceria da Fecomércio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com o objetivo de otimizar, idealizar e expandir projetos em diversos âmbitos, principalmente o educacional.

O Senac dará início à ação de educação em colaboração com a Amazon Web Services (AWS), plataforma de nuvem com mais de 200 serviços disponíveis em todo o mundo, por meio do programa AWS Re/start. É a primeira operação do projeto AWS Re/Start no Nordeste. A qualificação profissional de computação em nuvem será totalmente gratuita, iniciando com 100 vagas voltadas para pessoas que não têm ou não teriam acesso a um plano de carreira voltado para TI.

Em 2022 também está previsto o início das atividades da Faculdade Senac, com oferta de graduação e pós-graduação; assim também como da unidade Panorama Sistema Fecomércio, que contará, através do Senac, com Escola de Gastronomia e Hotelaria, cursos de aprendizagem profissional nos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo, laboratório de hospedagem e cozinha pedagógica.

Sesc também já definiu os projetos e ações que vão estrear em 2022, como a implantação de novo Restaurante Sesc na unidade Panorama Sistema Fecomércio, que também contemplará ações de desenvolvimento comunitário, artes, cultura e hotelaria.

Outras novidades são a implementação do novo programa de saúde preventiva e integrada, incluindo exames laboratoriais e de imagem; a expansão do projeto Museus Orgânicos com inauguração de novos museus no Cariri, Ibiapaba, Sertão Central e Região Norte; a inauguração da biblioteca virtual e a implantação do projeto de meio ambiente e sustentabilidade, com atividades de conservação e educação ambiental em vários municípios.

Evandro Leitão destaca importância de aproximar Legislativo da população

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), comemorou, na abertura da sessão plenária realizada no município de São Benedito, na última quinta-feira (18/11), mais uma edição da itinerante e ressaltou a importância de aproximar o Poder Legislativo da população cearense. Destacou também o envolvimento da AL no processo que envolve área de litígio entre Ceara e Piauí, afetando diretamente os municípios da região.

O parlamentar assinalou que a Itinerante é uma oportunidade de o Legislativo se aproximar das demandas do povo e de levar para o interior os serviços da Casa e de seus parceiros. “Essa é a terceira edição da Assembleia Itinerante e me alegro de poder estar nessa região importante, onde a população está podendo se apropriar do que é feito na AL e conhecer mais os seus representantes”, disse.

O deputado destacou que são diversas atividades promovidas na Assembleia Itinerante, entre elas, feira de serviços, que fortalece o papel social da Casa; festival de arte e cultura, que revela e promove artistas locais e valoriza a cultura, além da sessão plenária, que reforça o diálogo democrático. “Estamos em um movimento de descentralização da Casa. É necessário sair do nosso prédio sede para perto de onde ocorrem as principais demandas e questões do interior do Estado, para ficarmos atentos a todos os municípios e suas necessidades”, salientou.

A aproximação da Casa com os municípios precisa ser constante, segundo ressaltou Evandro Leitão. “Além de legislar e fiscalizar, a Assembleia tem a necessidade de ouvir as demandas da população. Somos representantes de todas as regiões cearenses e precisamos estar abertos às demandas do povo e de seus representantes”, frisou.

O parlamentar pontuou os avanços no Estado e investimentos recebidos. Em São Benedito, foi implantada a sede do Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), com novos veículos, fardamentos e equipamentos de proteção, além de sistema de videomonitoramento para reforçar o trabalho policial. Na área da educação, foram R$14 milhões de investimentos estaduais convertidos em instituições de educação, escola indígena, escola de tempo integral e entrega de tablets para os alunos. O município também foi beneficiado com a construção de uma areninha e com obras de requalificação nas rodovias.

“O Ceará avançou muito e permanece buscando melhorias para a população de todos os 184 municípios. Na Casa, temos o compromisso dos parlamentares com a transformação social, por meio de projetos e demandas que buscam melhorias na qualidade de vida das famílias cearenses e investimentos em todas as áreas, em busca de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.

O presidente da AL ressaltou ainda questões ligadas ao litígio entre Ceará e Piauí, por meio de uma ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), desde 2011, e prevê uma reconfiguração territorial que envolve municípios na região da Serra da Ibiapaba.

Evandro Leitão explicou que a Assembleia criou o Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Estado do Ceará, que debate, pesquisa e defende junto ao STF os interesses do Ceará.

PREFEITOO prefeito de São Benedito, Saul Maciel, agradeceu a iniciativa do Poder Legislativo do Estado de trazer o projeto da Assembleia Itinerante para a região da Ibiapaba. “Ficamos agradecidos por ver a Ibiapaba sendo enxergada nos últimos anos pelo Poder Legislativo estadual, pois somos uma referência no Ceará e temos o direito de reivindicar políticas públicas para a nossa região”, salientou. Saul Maciel destacou que, como representante de todos os prefeitos da região, o objetivo é unir forças, junto aos moradores da Ibiapaba, para pleitear investimentos para a localidade. “Agradeço toda a força e empenho da Assembleia Legislativa de ouvir a população da Ibiapaba, para que daqui possam sair documentos pleiteando a alocação de mais recursos para a região”, assinalou o prefeito.