A Aprece realizou, na tarde desta sexta-feira (3), uma reunião emergencial entre prefeitos e a bancada federal cearense. O objetivo do encontro foi discutir sobre a aprovação do Piso Nacional da Enfermagem, na perspectiva de viabilizar a indicação de fonte de recurso da União para custear o novo piso.
Júnior Castro, presidente da Aprece, ressaltou que a entidade sempre defendeu a implantação da nova legislação em discussão, e reconhece o merecimento da valorização da categoria pela relevância do trabalho que exerce. “Mas, é preciso entender que a fonte de financiamento é tão importante quanto a aprovação do piso, para que os profissionais tenham essa conquista e consigam, de fato, usufruir dela”, completou.
De acordo com o deputado federal Mauro Filho, é preciso encontrar alternativas viáveis dentro do orçamento público para arcar com essa nova despesa, da forma correta e sem onerar os cofres dos entes pagadores. No final da reunião, ficou acertada como encaminhamento, a elaboração de uma nota da Aprece, em nome de todos os prefeitos, apontando não só o desejo da aprovação do piso, mas também todas as preocupações, e dificuldades dos municípios sobre seu custeio e seus impactos financeiros para as gestões locais. A ideia é também acrescentar todas as sugestões dadas durante o evento.
Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)
-
SOLENIDADE: Câmara Municipal de Fortaleza outorga Título de Cidadão Fortalezense ao Vereador Luiz Sérgio18 de maro de 2025
-
Senac Ceará certifica 478 mulheres privadas de liberdade no Projeto Reconexão18 de maro de 2025
-
Mais de 200 famílias da Serra da Ibiapaba são beneficiadas com a regularização das suas terras18 de maro de 2025