O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu, no início da tarde da última sexta-feira (10/12), o Governador do Ceará, Camilo Santana, para tradicional almoço na Casa da Indústria.
Na ocasião, estiveram presentes Élcio Batista, Vice-Prefeito de Fortaleza; Roberto Cláudio, Ex-Prefeito de Fortaleza; Marcelo Botelho, Presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP); Chagas Vieira, Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado; Valdomiro Távora, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE); Manuel Pinheiro, Procurador-Geral de Justiça do Estado do Ceará e Antônio Henrique, Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza.
Também marcaram presença os Vice-Presidentes da FIEC, Carlos Prado, Jaime Bellicanta, André Montenegro e os Ex-Presidentes, Fernando Cirino Gurgel e Beto Studart. Estiveram ainda o Secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Bruno Portela, o Presidente da Ordem dos Advogados do Ceará (OAB), Erinaldo Dantas, Diretores, Empresários, Deputados Federais e Estaduais, Vereadores, Imprensa e Convidados.
Durante o evento também foi formalizado o Decreto “Grupo de Trabalho Planejamento Espacial Marinho do Ceará”, que institui o Comitê Estratégico para o Desenvolvimento e Elaboração do Planejamento Espacial Marinho do Ceará.
Ainda durante a cerimônia, foi formalizado o Acordo de Cooperação Técnica –FIEC e CIPP, que visa a participação das entidades na contratação de Instituição de Ensino e Pesquisa, referente à elaboração de Projeto de Implantação do “Hub de Hidrogênio Verde”.
Para finalizar, foi assinado o Memorando de Entendimento para Revitalização da Moda no Ceará, entre a SEDET e a FIEC. O documento estabelece as ações para viabilização de Ação Estruturada para desenvolver a competência dos líderes dos Micro e Pequenos Negócios, visando proporcionar condições de realizar as melhorias e promover o incremento da competitividade das empresas.
Já o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante destacou os esforços realizados para combater a pandemia. “O compromisso coletivo que celebramos juntos, desde o início da pandemia, e que tivemos a responsabilidade de cumprir à risca, nos permitiu superar todos os desafios. Através da Campanha FIEC Salvando Vidas, a FIEC conseguiu, unindo esforços e empenhos dos industriais cearenses e da nossa sociedade, arrecadar mais de 12 milhões de reais para salvar vidas. E nós, da indústria, nos sentimos orgulhosos dos resultados obtidos”, declarou o Presidente.
Além disso, Ricardo Cavalcante ressaltou algumas transformações tecnológicas que estão sendo realizadas na Casa da Indústria. “Desde que assumimos, tratamos de estruturar o Sistema FIEC com o que há de mais moderno e atual em termos de tecnologia da informação e conhecimento, promovendo uma verdadeira transformação digital em todas as nossas casas. Com a adoção de ferramentas de inteligência artificial, o Observatório da Indústria da FIEC tem gerado soluções em coleta e tratamento de dados e informações, que possibilitam tomadas de decisões estratégicas mais assertivas por parte de todas as indústrias cearenses, sejam elas pequenas, médias ou grandes, inclusive startups, e instituições públicas municipais, estaduais e federais, a exemplo do Ministério da Economia, que nos confiou o trabalho de construção do Centro de Inteligência do Custo Brasil”, finalizou Ricardo Cavalcante.

