Edição do Dia
Notícias
Investimentos na Educação Inclusiva de Fortaleza em 2021 refletem na qualidade do ensino de cerca de 10 mil alunos

É na sala de aula, junto com os demais colegas, que o aluno Mateus de Sousa Alves, da Escola Municipal Belarmina Campos, no bairro Praia do Futuro, vem se desenvolvendo desde os dois anos de idade, quando iniciou na unidade no Infantil I. Mateus tem deficiência múltipla e é um dos alunos que fazem parte da Educação Inclusiva da Rede Municipal de Fortaleza. Ele atualmente está com cinco anos e estuda no Infantil V.

Além de participar ativamente das aulas, Mateus é acompanhado no Atendimento Educacional Especializado (AEE) duas vezes por semana, no contraturno escolar. Esse é mais um serviço oferecido pela Rede de Ensino a alunos com deficiência. A mãe do Mateus, Fernanda Ferreira, diz que o filho estar na escola e receber todo o apoio que vem tendo faz toda diferença para o desenvolvimento dele.

“O Mateus não ficava com ninguém antes e não aceitava nenhum colega perto dele. Hoje, vejo ele sentado no grupinho com as outras crianças, brincando e é uma grande alegria. Percebo a evolução dele. Aprendi muito com a escola a não pôr limites no Mateus. Ele tem capacidade de aprender como qualquer outra criança. Basta eu confiar na escola e nos profissionais, como eu confio. Vejo meu filho fazendo coisas que não imaginava. Fico feliz e sei que isso é mérito da escola”, conta orgulhosa.

Relatos como o da mãe do Mateus evidenciam os resultados do ensino oferecido na Educação Inclusiva da Rede de Ensino, que é outra área de atenção na agenda de investimentos da gestão municipal. Em 2021, o prefeito José Sarto anunciou um pacote de ações voltadas ao fortalecimento da Educação Inclusiva. As iniciativas, com impacto financeiro total de R$ 19,4 milhões, abrangeram a formação e contratação de novos profissionais, aquisição de equipamentos e ampliação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para o atendimento dos alunos.

Esta ação macro da Prefeitura reconhece a Educação Inclusiva como necessidade de adequar o ensino a cada aluno, com sensibilidade na pedagogia para tratar diferentemente os diferentes. Dessa forma, Fortaleza já atende 100% da demanda atual de cerca de 10 mil alunos e continua investindo para ampliar esse serviço. Para reforçar o trabalho já desenvolvido, foi realizada uma seleção de 530 estagiários, que atuarão em parceria com os professores no AEE.

Abrir Whatsapp
Envio de mensagem
Quer receber notícias todo dia?