Edição do Dia
Notícias
Com Pacto pela Assistência Social, Governo do Ceará fortalece acompanhamento de famílias e o aprimoramento de políticas públicas

O Governo do Ceará continua dando sequência às ações do Pacto pelo Fortalecimento da Assistência Social do Ceará. Nesta quinta-feira (24), foram apresentados no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, os primeiros resultados obtidos após a pactuação. Também foram entregues equipamentos para reforçar o trabalho da proteção social nos municípios. O encontro teve a presença da primeira-dama do Estado, Onélia Santana; da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França; e reuniu secretários municipais de Assistência Social e agentes sociais do Programa Mais Infância Ceará.

Os computadores entregues contemplam os 396 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) existentes no Ceará. Já os 184 tablets vão auxiliar o trabalho de visitas dos agentes sociais Mais Infância, bolsistas selecionados para acompanhar as famílias beneficiadas com o Cartão Mais Infância. Para aquisição dos equipamentos foram investidos R$ 2.380.000. Ainda no evento, foram apresentados a plataforma Big Data Social e o sistema de monitoramento das famílias do Cartão Mais Infância.

“O Brasil precisa acordar e entender que é necessário investir na Assistência Social. É um investimento nas pessoas que mais precisam. Hoje é a entrega de 396 computadores e 184 tablets, além de fazer um reconhecimento dos agentes que tiveram maior destaque em suas visitas domiciliares e na alimentação da plataforma”, destacou Onélia Santana.

Na oportunidade, a primeira-dama assinou o novo edital para concessão de novas bolsas de incentivo aos agentes sociais Mais Infância. Também participaram da assinatura a titular da SPS e secretários executivos da pasta: Francisco Ibiapina, da Proteção Social da SPS; e Sandro Camilo Carvalho, de Planejamento e Gestão Interna.

Socorro França enfatizou que a Assistência Social no Ceará tem sido referência porque é feita com diálogo, evidências e reconhecimento. “O resultado aparece na medida em que o agente social vai até os distritos dos municípios e conhece a realidade e as necessidades das famílias”, reforçou a titular da SPS.

Além dos equipamentos, o Pacto, lançado em setembro do ano passado, estabelece outras importantes ações para a proteção social. Entre elas, está a universalização do cofinanciamento para os 396 Cras e o Prêmio Referência Social. A solenidade de premiação foi realizada no início de fevereiro deste ano, agraciando os 30 Cras que apresentaram o melhor desempenho, de acordo com os critérios de avaliação da capacidade e qualidade dos atendimentos ofertados às famílias. O investimento total é superior a R$ 72 milhões.

Abrir Whatsapp
Envio de mensagem
Quer receber notícias todo dia?