A deputada Dra. Silvana (PL) sugeriu, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quarta-feira (12/04), a implantação da “Ronda nas Escolas”, para fortalecer a seguranças nas instituições de ensino do Estado. Lamentou ainda os recentes ataques em escolas do Brasil e chamou atenção para ações preventivas a essas ações.
A parlamentar recomendou implementar um programa na Polícia Militar similar ao antigo “Ronda do Quarteirão”, mas para reforçar a segurança no entorno das escolas cearenses. “Poderia ser um Ronda nas Escolas. No entorno das escolas é possível reativar um programa como esse sim. É uma ideia sensata. É possível fazer um estudo nas localidades com muitas escolas. Precisamos dar essa sensação de segurança”, pontuou.
A implantação de detectores de metais em algumas escolas maiores e particulares do estado também foi sugeridas pela deputada. “Pode alguém achar que é tratar as crianças como bandidas, mas não é. A insegurança se avizinha e os pais estão com medo. Vou propor isso como projeto de indicação, pois é necessário agir”, enfatizou.
O deputado Stuart Castro (Avante), em aparte, corroborou que é necessário fortalecer a seguranças nas escolas e seus entorno, mas ponderou a importância de debater o assunto em audiência pública na Alece, ouvindo ainda os municípios e representantes de instituições de educação. “Minha preocupação de impor algo é que as escolas menores não tenham como implantar um sistema. Não adianta propor algo aqui que não vá surtir efeito, por mais boa intenção que seja”, disse.
Para o deputado Dr. Oscar Rodrigues (União), é necessário ação urgente, de forma preventiva, a fim de que ataques violentos em escolas não se ampliem ainda mais no País. Como observou o deputado, os casos já acontecem nos Estados Unidos há mais tempo, passaram a ser executados no Sudeste do Brasil e estão se espalhando para outros estados, não apenas em instituições públicas, mas privadas também.
O deputado Almir Bié (PP) caracterizou como aterrorizante o clima de medo de novos ataques no Brasil, podendo chegar, inclusive, em cidades do interior do Ceará. “Os pais estão com medo. É aterrorizante e precisamos envolver diversos setores para fortalecer a segurança de nossas escolas”, disse.
Já o deputado Alcides Fernandes (PL) também lamentou os casos de violência, cobrou ações do Governo do Estado e defendeu projetos de autoria dele que visam fortalecer a segurança nas salas de aula.
Edição: Adriana Thomasi
-
Jijoca de Jericoacoara: a cidade do nepotismo09 de janeiro de 2025
-
Prefeito de Pacajus inicia mandato com ações para reduzir dívida pública e melhorar serviços municipais07 de janeiro de 2025
-
Nesta sexta-feira (3), Governo do Ceará autoriza obras de esgotamento sanitário em 17 municípios02 de janeiro de 2025