Pela primeira vez, a cidade de Juazeiro do Norte (CE) recebe a etapa regional do Torneio SESI de Robótica – FIRSTⓇ LEGOⓇ League Challenge (FLLC), e já começa batendo dois recordes: o número de equipes participantes dobrou, em relação a 2022 – de 20 para 41. Destas, mais da metade (23) é formada por escolas públicas, totalizando mais de 400 participantes do Ceará, Paraíba, Piauí e Tocantins. O evento acontece nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro de 2023, na Escola SESI de Referência.
“A escolha de Juazeiro do Norte para sediar a etapa regional tem como propósito circular a competição pelo nosso estado, promovendo envolvimento das escolas e incentivando a aprendizagem inovadora da robótica – com todo o conhecimento multidisciplinar agregado. Levarmos o torneio para a Escola SESI de Referência também vai proporcionar às equipes a imersão em um ambiente escolar moderno que tem servido de inspiração para outros estados do Brasil”, afirma o Coordenador de Educação do SESI Ceará, Paulo Roberto Silva.
Nesta temporada 2023-2024, o tema da FLLC é Masterpiece, ligada ao mundo das artes. Os estudantes, de 9 a 15 anos, precisam montar, programar e operar um robô feito com peças de LEGOⓇ para cumprirem tarefas, tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. As equipes também desenvolvem um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática do ano. O torneio é promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI-CE) e é uma etapa classificatória para a competição nacional, que será realizada em Brasília (DF), em 2024.
O aumento no número de participantes é um reflexo do sucesso do torneio, que tem se consolidado como uma importante plataforma de incentivo à educação tecnológica e à inovação. O evento também contribui para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios do futuro.
“O Torneio SESI de Robótica é uma oportunidade única para os estudantes desenvolverem habilidades como raciocínio lógico, criatividade e trabalho em equipe. É um ambiente que estimula a inovação e a busca por soluções para problemas reais”, destaca o gerente do SESI de Juazeiro do Norte, Luiz Gonzaga de Oliveira.
As equipes participantes do torneio serão avaliadas em duas categorias: a de robótica, que mede o desempenho do robô das equipes em uma série de tarefas, e a de projeto de inovação, que avalia a qualidade do projeto desenvolvido pelas equipes. As equipes que se destacarem em ambas as categorias terão a chance de representar o Ceará na competição nacional.
-
Proenergia Summit chega à 6ª edição, com cerimônia de abertura prestigiada por autoridades e empresários do setor energético11 de setembro de 2024
-
Justiça Eleitoral investiga prefeito de Morada Nova por abuso de poder político10 de setembro de 2024
-
VaiVem: segunda fase vai beneficiar cerca de 47 mil cearenses em busca de emprego02 de setembro de 2024