Notícias
Governador Elmano de Freitas anuncia chamamento de aprovados em Concurso da PMCE

Em mais um encontro semanal com os cearenses, o governador Elmano de Freitas divulgou, nesta quarta-feira (10), a retomada do chamamento de candidatos aprovados no último concurso da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Demonstrando um compromisso contínuo com o reforço da segurança pública, o anúncio abrange a convocação de 1.200 novos soldados e 113 segundos tenentes.

A iniciativa de convocação havia sido temporariamente interrompida no final do ano passado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em resposta a um recurso apresentado pelo Governo do Ceará. O governador expressou sua satisfação por retomar o processo de chamamento, permitindo que os aprovados prestem serviço à população cearense. O novo edital de convocação será publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (11).

“Nos adaptamos à regra do Supremo, decidida para todo o Brasil. Vamos convocar os policiais militares para a formação, que terá duração de seis meses, sendo os primeiros três meses internos e os subsequentes combinando teoria e prática, preparando os profissionais para atuar nas ruas com o conhecimento adquirido”, explicou o governador. Ele antecipou que o curso para esses profissionais deve iniciar na segunda quinzena de fevereiro deste ano.

Além do chamamento imediato de 1.313 aprovados, Elmano de Freitas anunciou a ampliação do cadastro reserva para ambas as funções. Para o posto de soldado, o cadastro de reserva passa de 500 para 820 vagas, incluindo 290 novos candidatos aptos a concluir as demais etapas do concurso. No cargo de 2º tenente, a ampliação foi de 187 para 477 vagas, abrangendo os 224 candidatos da ampla concorrência, os 66 das cotas, que, pelas regras atuais, estariam eliminados, e um novo candidato a ser convocado.

O governador também revelou a realização de reuniões com a cúpula da segurança pública do Estado para discutir novos projetos integrados na área. Destacou a implementação de uma ação conjunta para reduzir e inibir roubos e furtos de celulares, buscando inspiração em experiências bem-sucedidas. “Será trabalhada uma ação integrada com entidades do Estado”, concluiu Elmano de Freitas, reafirmando seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população cearense.

Abrir Whatsapp
Envio de mensagem
Quer receber notícias todo dia?