
No último dia 2 de maio, dois importantes Projetos de Lei, de autoria do deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), foram sancionados pelo governador Elmano de Freitas (PT), visando fortalecer políticas de segurança alimentar e garantir transparência no mercado consumidor do Ceará.
A primeira iniciativa, agora transformada na Lei nº 18.773, tem como objetivo enfrentar a insegurança alimentar no estado. De acordo com a nova legislação, todos os estabelecimentos de saúde pública cearenses serão obrigados a informar à Secretaria da Proteção Social do Estado (SPS) sobre casos de pessoas atendidas com problemas decorrentes da falta de acesso a uma alimentação completa, regular e permanente. Essa medida busca identificar indivíduos em situação de vulnerabilidade alimentar, fortalecendo as ações do Programa Ceará Sem Fome.
O líder do governo na Assembleia Legislativa ressaltou que o Ceará enfrenta desafios significativos na luta contra a fome e a insegurança alimentar, destacando que a falta de uma alimentação adequada pode acarretar sérias complicações de saúde. Aldigueri enfatizou que o direito à alimentação é fundamental e sua violação representa um grave problema social e de saúde pública.
O segundo Projeto de Lei, agora Lei nº 18.774, tem como propósito esclarecer os consumidores sobre a diferença entre produtos lácteos tradicionais de origem animal e as imitações de origem vegetal. A nova legislação determina que os supermercados informem aos consumidores sobre a comercialização desses produtos análogos aos lácteos tradicionais, feitos sem ingredientes de origem animal.
Segundo a proposta, essa informação clara e precisa é essencial para que os consumidores possam fazer escolhas conscientes e alinhadas às suas preferências. Os estabelecimentos terão 120 dias para se adaptarem às novas regras e afixarem placas informativas em locais visíveis.
-
Filho de Acilon Gonçalves se reúne com estrategista Harley Dias e pode disputar as eleições de 202624 de maro de 2025
-
Alegria e inclusão marcam a III edição do Fashion Down em Eusébio24 de maro de 2025
-
FIEC e Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional de Dalian assinam memorando de entendimento para cooperação comercial, industrial e de investimentos24 de maro de 2025