O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, prestigiou o lançamento oficial da rede 5G da Brisanet, realizado nesta quinta-feira (25/07), no Centro de Eventos do Ceará. Cavalcante foi recebido no evento pelo CEO e fundador do Grupo Brisanet, José Roberto Nogueira. A cerimônia reuniu autoridades, empresários e personalidades.
O gestor da FIEC parabenizou o trabalho da empresa cearense de telecomunicações na promoção de ampla cobertura de internet em todas as regiões do território cearense. “A Brisanet é uma gigante nacional que nos representa e muito nos orgulha. Sobre o 5G, não é possível vivermos hoje fora dessa realidade. As transformações de transição energética e da inteligência artificial constroem um mundo que precisa estar cada vez mais conectado. Aqui no Ceará, graças a esse trabalho feito pela Brisanet, temos a população bem assistida na Capital e no Interior”, afirmou.
Ricardo Cavalcante também destacou a importância da conexão 5G para o desenvolvimento econômico cearense, garantindo para todos os setores competitividade, alta performance, assim como avanços de tecnologia e inovação. “Na nossa indústria não dá para trabalhar sem computadores conectados, sem os sistemas, com todas as ferramentas on-line e os dados sendo processados em alta velocidade. Nós formamos hoje o elo mais conectado com a tecnologia 5G”, concluiu.
Na abertura da solenidade, Roberto Nogueira apresentou ao público a história de 25 anos de atuação da Brisanet e agradeceu o apoio dos empresários de todos os segmentos industriais cearenses, em nome do Presidente Ricardo Cavalcante. “Nós cumprimos a missão de disseminar a inclusão tecnológica e contribuímos com influência para o desenvolvimento do Brasil. Hoje, nós temos um país bem conectado, superando os Estados Unidos a nível de conectividade por fibra óptica”, discursou.
O CEO do Grupo Brisanet complementou que o futuro das empresas e dos negócios no mundo todo depende cada vez mais da adesão ao 5G. Atualmente, a Brisanet alcança 80% de cobertura 5G no Ceará, com um investimento que supera R$ 1 bilhão. “É preciso ter empreendimentos preparados para acompanhar as novidades tecnológicas. Aqui nós temos empresários reunidos e todos compreendem os desafios do mundo atual. Com conexão de qualidade, garantimos a estrutura necessária para atender a demanda e fazer com que as ferramentas sejam rapidamente implementadas”.
Presente na cerimônia, o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou a relevância de uma empresa nordestina estar entre os principais provedores do Brasil, oferecendo internet de qualidade para a população de diversos estados. “Uma empresa genuinamente cearense vem implantando operação móvel de 5G, essa internet de alta velocidade que tem uma série de aplicações que podem ser oferecidas à população e toda a Grande Fortaleza. É muito importante que esses provedores regionais possam ter condições de fazer a implantação o mais rápido possível dessa tecnologia, não só nas capitais, mas também interiorizando, para que tenhamos um mercado mais competitivo no país”, afirmou.
Também participaram do evento o Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Max Quintino; o Vice-Prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; o Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Hidelbrando dos Santos Soares; a Secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro; o Conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Vicente Aquino; o Vice-Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), Michel Oliveira Araújo; o Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda; e os Diretores da FIEC, André Siqueira e Pedro Lima.
-
Proenergia Summit chega à 6ª edição, com cerimônia de abertura prestigiada por autoridades e empresários do setor energético11 de setembro de 2024
-
Justiça Eleitoral investiga prefeito de Morada Nova por abuso de poder político10 de setembro de 2024
-
VaiVem: segunda fase vai beneficiar cerca de 47 mil cearenses em busca de emprego02 de setembro de 2024