Tia Francisca (PSD) e Marcelo Tchela (Avante) tomaram posse como vereadores na Câmara de Fortaleza na manhã desta quinta-feira, 27. Os suplentes assumiram as cadeiras no Legislativo devido às licenças dos vereadores Erich Douglas (PSD) e Emanuel Acrízio (Avante), conforme os requerimentos n° 2277/25 e nº 2140/2025.
A cerimônia de posse ocorreu no plenário Fausto Arruda, conduzida pelo presidente Leo Couto (PSB). Durante solenidade, os novos vereadores leram o juramento e assinaram o termo de posse, assumindo o compromisso de trabalhar em defesa dos fortalezenses.
“Nesta Casa, lutarei pela população dos 121 bairros dessa cidade, especialmente pelo Demócrito Rocha, Montese, Parangaba, Cais do Porto, Pan Americano e Bela Vista. Mais que minha cidade, Fortaleza é meu lar, minha casa, e é com muita gratidão que posso dizer que hoje eu sou vereador de Fortaleza”, disse Marcelo Thela durante seu pronunciamento.
Já Tia Francisca agradeceu à família e aos amigos pelo apoio para retornar à Casa e ressaltou que o seu mandato será do povo. “A sensação de voltar a esta Casa é de dever cumprido. Foi luta. Por isso, agradeço ao meu partido, PSD, e ao prefeito Evandro Leitão, que não abandona quem o honrou. A vaga de vereadora não é minha, será de vocês, administrada pelo povo”.
Perfil dos suplentes
Tia Francisca
Tia Francisca, como é carinhosamente conhecida, é uma figura política marcada por sua trajetória de vida e atuação comunitária em Fortaleza. Natural de Parnaíba (PI), migrou ainda criança para a capital cearense, fugindo da pobreza e da seca do Nordeste. Sua história de superação e dedicação ao próximo a tornou uma líder comunitária respeitada, especialmente no Parque São José, onde fundou a Escolinha de Assistência ao Menor Carente em 1975 e, posteriormente, a Associação do Bem Estar Social do Ceará (Abemce), em 1988. Sua atuação sempre esteve voltada para a educação, capacitação profissional e inclusão social de crianças e adolescentes, consolidando-se como uma defensora dos direitos das comunidades mais vulneráveis.
Eleita vereadora em 2020 com 5.793 votos, Tia Francisca alcançou 6.924 votos em 2024, ficando na quarta suplência. No primeiro biênio de seu mandato, priorizou a educação, lutando pela instalação de uma creche e escola no Parque São José. Na Câmara Municipal, integrou comissões importantes, como a de Educação, Ciência e Tecnologia, e a de Direitos Humanos, além de participar de frentes parlamentares voltadas para habitação e políticas urbanas.
Marcelo Tchela
Filho de um porteiro, Valdemar Gomes Matos, e de uma dona de casa, Maria Flauzino da Silva Matos, que lutaram muito para garantir o futuro da família. Aos 14 anos, no bairro Demócrito Rocha, decidiu que seu propósito seria servir o povo de Fortaleza. Foi presidente do Grêmio Estudantil dos colégios Paulo Sarasate e Castelo Branco, lutou por transporte gratuito para mais de 5 mil alunos, promoveu acesso à cultura e ao esporte e, nos últimos 30 anos, dedicou-se aos mais necessitados da cidade.
Atuou como articulador político de Narcílio Andrade por 10 anos, defendendo os direitos dos estudantes secundaristas e fortalecendo políticas sociais em bairros como Demócrito Rocha, Montese, Serrinha, Itaoca e Parangaba. Além disso, trabalhou por 20 anos no setor de entretenimento, percorrendo o Brasil com montadores de palco, técnicos de som e músicos, entendendo a importância desse setor para a geração de empregos e renda. Na Câmara, defenderá leis que beneficiem o entretenimento e as políticas sociais.
Clique aqui e confira as fotos da cerimônia.
-
Filho de Acilon Gonçalves se reúne com estrategista Harley Dias e pode disputar as eleições de 202624 de maro de 2025
-
Alegria e inclusão marcam a III edição do Fashion Down em Eusébio24 de maro de 2025
-
FIEC e Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional de Dalian assinam memorando de entendimento para cooperação comercial, industrial e de investimentos24 de maro de 2025