Edição do Dia
Notícias
Empresários cearenses exploram ecossistema de inovação de Pernambuco em visita técnica promovida por IEL Ceará e Sebrae

 

 

Em mais uma ação do PDI On Demand, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) em parceria com o Sebrae promoveu nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Recife, uma imersão ao ecossistema de inovação de Pernambuco com a participação de 11 empresários atendidos pelo programa. A iniciativa teve como objetivo ampliar a compreensão dos participantes sobre a captação de recursos em editais de fomento para inovação.

A programação contemplou visitas técnicas ao Porto Digital e ao Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias de Informação e Comunicação (ISI-TICs), onde o grupo se reuniu com representantes da escola de inovação Cesar School e instituições acadêmicas, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). O encontro também proporcionou conexões com aceleradoras e empresas que têm se destacado no desenvolvimento de soluções inovadoras, como a Moura, que possui um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) dedicado a projetos de pesquisa, inovação e desenvolvimento de soluções comprometidas com o meio ambiente e a sustentabilidade.

Para Fábio Braga, especialista em inovação do IEL Ceará, a visita foi tecnicamente muito produtiva. “Os empresários estão começando a perceber que o ecossistema de inovação vai além do contexto local e estão criando conexões valiosas, a exemplo dos empresários do setor metalmecânico. Além disso, vimos como universidades podem apoiar a inovação empresarial com programas de parcerias”, destacou. Ele acrescenta que esta é apenas uma das ações do programa e na próxima etapa os participantes irão receber uma orientação personalizada para adequação organizacional e dos times das empresas.

A diretora da Ecofarma e gerente de projetos do Grupo GAF, Kalyana Costa, enfatizou a importância da experiência proporcionada pelo IEL Ceará. “A imersão em tecnologia que o IEL e o Sebrae nos proporcionaram foi essencial para compreendermos as oportunidades de como a nossa empresa pode investir em inovação e como a academia e as aceleradoras estão disponíveis para apoiar esse processo. Além de expandir nossa mentalidade, o networking realizado foi de inestimável valor”, afirmou.

Já Ary Junior, da Newtrack, ressaltou como a missão ampliou sua visão estratégica. “Essa experiência abriu portas para novos negócios, possibilitou a identificação de novas oportunidades e atualização das nossas estratégias. A imersão foi extremamente enriquecedora e contou com o apoio total da equipe do IEL Ceará do início ao fim”, disse.

Entre os destaques da programação, o Instituto SENAI de Inovação apresentou um panorama das oportunidades de captação de recursos no estado. O gerente Ernani Azevedo detalhou os principais mecanismos de financiamento disponíveis e reforçou o compromisso da instituição em apoiar as empresas do Ceará na busca por esses recursos.

A visita técnica integra uma das etapas do programa Inovação, Pesquisa e Fomento, que integra o programa PDI On Demand e busca capacitar empresas para acessar diferentes fontes de financiamento e impulsionar projetos inovadores. O PDI On Demand tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento dos negócios e incorporar a inovação na estratégia das empresas por meio de projetos que gerem soluções para os desafios empresariais. Nesse ciclo de 2025, o programa tem como foco capacitar as empresas para que aproveitem melhor as oportunidades de acessar os recursos disponibilizados pelas diversas fontes de financiamento para projetos de inovação.

Abrir Whatsapp
Envio de mensagem
Quer receber notícias todo dia?