
Um dos grandes diferenciais da participação do Ceará no Festival SESI de Robótica – etapa nacional de 2025 é a apresentação de um protótipo inovador: o Ergobot. O robô é fruto de um projeto estruturante criado por meio de fomento do Departamento Nacional do SESI. Ele foi desenvolvido pelos estudantes João Antonio de Macedo Santos e Niord Pereira Castelo Branco Miranda, além do Professor João Victor Moaco Chaves, da Rede SESI SENAI Ceará de Ensino, junto com o analista Cláudio Júnior, da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria (Unissin), também do SESI Ceará. A principal função do Ergobot é auxiliar profissionais em atividades que, atualmente, demandam muito tempo, no processo de elaboração de documentos legais sobre a segurança do trabalhador, com foco em ergonomia.
É o caso da coleta de imagens, seja por imagem ou vídeos. Com o robô, o acompanhamento das atividades dos trabalhadores da indústria será automatizado. Ele é capaz de fazer os registros em fotos e vídeos, ajudando a identificar riscos ergonômicos que serão analisados pela equipe de especialistas em SST. Para a Gerente da Unissin, Veridiana Sales, o Ergobot representa um avanço importante, nascido principalmente das salas de aula e laboratórios das escolas SESI SENAI Ceará.
“Nossas escolas têm alunos muito envolvidos com a robótica, com a mente aberta e preparada. Então, resolvemos unir esforços, proporcionando capacitação em ergonomia para os estudantes e apresentando-lhes o desafio de criar uma solução inovadora. E eles conseguiram desenvolver o Ergobot. Atualmente, uma das maiores causas de lesões e afastamentos mais prolongados de trabalhadores são os problemas ergonômicos ligados à parte osteomuscular. Isso é um grande desafio para a indústria, pois se refletem negativamente em produtividade e resultados”, disse.
A Gerente de Educação e Cultura do SESI Ceará, Ana Paula Pinho, enfatiza a relevância do alinhamento que existe entre instituições que compõem o Sistema FIEC, no desenvolvimento de soluções valiosas para a indústria.
“A parceria que conseguimos construir no Ceará, entre saúde e educação, SESI, SENAI e IEL, é algo que tem nos favorecido na construção de uma ambiência de inovação e entregas que têm sido cada vez mais efetivas. Aqui, temos o exemplo que alunos que fazem o Novo Ensino Médio – ou seja, fazem a educação básica com o SESI e a educação profissional com o SENAI – e conseguem realizar entregas para além da robótica, que vão influenciar no dia a dia da indústria, como é o caso do Ergobot”, comentou Ana Paula Pinho, Gerente de Educação e Cultura do SESI CE.
O Ergobot está exposto no estande exclusivo, em todos os dias do Festival de Robótica, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, na capital federal.
Texto: Richell Martins/SESI SENAI | Fotos: George Lucas/FIEC
-
Em parceria com a União, Ceará terá novo Hospital Universitário Walter Cantídio e Campus Iracema da UFC17 de abril de 2025
-
Projeto Mayú Brasileiro celebra a gastronomia nacional com intercâmbio e aula-show de chefs de diferentes regiões16 de abril de 2025
-
Porta de conexões, turismo de negócios e reforço da malha aérea: secretário Eduardo Bismarck destaca potencial da Rota Fortaleza-Caiena16 de abril de 2025