Edição do Dia
Notícias
Fecomércio-CE discute uso da tecnologia RFID para impulsionar o faturamento no varejo de moda

A Câmara do Comércio da Moda da Fecomércio Ceará (CCM) realizou nesta quinta-feira (8/5), sua reunião ordinária com foco em inovação tecnológica no varejo de moda. Com o tema “Como aumentar o faturamento com RFID”, a reunião, que aconteceu na Sala do Conselho da Fecomércio,  contou com a participação dos gestores e especialistas  Edmilson Moreira, Rodrigo Martins e Márcia Lima, da Votu RFID Solutions, que apresentou os impactos da tecnologia de Identificação por Rádio Frequência (RFID) na eficiência operacional e nos resultados financeiros de empresas do setor.

Edmilson Moreira explicou que a RFID permite o rastreamento automatizado de produtos por meio de etiquetas com chips, que podem ser lidas por antenas sem a necessidade de contato visual. Entre os principais benefícios destacados estão o controle inteligente de estoques, redução de perdas, otimização de inventários e aumento de produtividade e vendas.

Casos de sucesso de marcas como Nike, Renner, C&A, Brascol, Centauro, Havan e Grupo Cristina foram apresentados como referência. Segundo o diretor da Votu, Edmilson Moreira, a Renner, por exemplo, reduziu em 87% as rupturas de estoque após a adoção da tecnologia. “Estima-se um retorno sobre o investimento entre 12 e 18 meses, além de ganhos operacionais como redução de até 80% no tempo dos processos logísticos e de mais de 80% nos custos por transferência de mercadorias”, disse.

Rodrigo Martins, também diretor da Votu, complementa que a identificação por rádio frequência permite identificar vários produtos ao mesmo tempo, dentro de uma única operação. “Isso traz uma série de ganhos, como, por exemplo, inventários muito mais rápidos, com menos gente envolvida na operação, movimentação de muitas peças ao mesmo tempo, isso tem muitos impactos positivos para o empresário  no comércio e chega na ponta como aumento de faturamento para as empresas”, explica.

O tema já havia sido debatido no mês passado durante reunião da Câmara de Tecnologia e Inovação (CTI) da Fecomércio-CE, que reuniu representantes da VOTU para apresentar os impactos da RFID no varejo nacional. A continuidade do debate na Câmara da Moda, de acordo com o presidente da CCM, Afonso Júnior, reforça o compromisso da Fecomércio em estimular a transformação digital no setor. “Antigamente as empresas passavam dias em balanço, envolvendo uma grande quantidade de colaboradores atuando. Com essa tecnologia, é possível otimizar isso para horas. Essa tecnologia traz muita inovação e benefícios para as nossas empresas”, comenta.

Abrir Whatsapp
Envio de mensagem
Quer receber notícias todo dia?