
Gerentes e coordenadores de dez Departamentos Regionais (DRs) do SENAI participaram, nesta sexta-feira (27/06), na Casa da Indústria, do Encontro SAGE de Departamentos Norte Nordeste para conhecer ações do SENAI Ceará no monitoramento de indicadores de gestão escolar. Liderado pelo Superintendente do SESI Ceará e Diretor do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, e pela Coordenadora Nacional do Sistema de Avaliação da Gestão Escolar (SAGE), Carla Abigail, o evento ainda contou com a presença das equipes das unidades do SENAI Ceará de todo o Estado.
O SENAI Ceará teve, nos últimos anos, importantes conquistas no SAGE e no Programa de Eficiência de Gestão (PEG), duas iniciativas do Departamento Nacional do SENAI que avaliam o desempenho da gestão das escolas da rede. O Ceará é o único DR do país a alcançar classificação máxima no PEG por quatro anos consecutivos (2021, 2022, 2023 e 2024) em todos os 15 indicadores, que englobam aspectos orçamentários, qualitativos, de eficiência, eficácia, efetividade e gratuidade regimental.
Já no que diz respeito ao SAGE, o SENAI Ceará atingiu o 1º lugar nacional em Evolução da Maturidade de Gestão Escolar em 2023. O Sistema considera os resultados entregues pelas escolas ao longo do ano, incluindo os concluintes dos cursos técnicos e o desempenho apresentado em programas dentro da rede SENAI.
“Estamos muito felizes pelo convite, porque tivemos os nossos indicadores no PEC, nas casas SESI e SENAI, no melhor quadrante. E no próprio SAGE, também fizemos o nosso dever de casa, servindo até de exemplo para outros departamentos. Para nós, é motivo de muito orgulho poder ajudar essas equipes, e o presidente Ricardo Cavalcante apoia de forma incondicional todas essas ações e que a gente possa divulgar isso aos nossos parceiros”, afirmou Paulo André Holanda.
Integração
Segundo ele, o desempenho de destaque do SENAI Ceará nas avaliações é fruto da integração entre as equipes, com o auxílio de recursos e estratégias para o acompanhamento de indicadores e diagnóstico de demandas nas unidades.
“Temos uma equipe focada, determinada, profissional e que trabalha com muita transparência, ética e, principalmente, união. Não adianta sermos bons e não termos uma junção para que possamos seguir de forma assertiva e orientada. Quando se tem essa união, os resultados vêm. Cada um ajuda o outro, seja com uma competência técnica ou então comportamental”, acrescentou Holanda.
Durante o encontro, Walaci Fialho, Gerente da Unidade de Operações e Negócios do SESI SENAI Ceará, falou sobre a atuação do setor nas áreas de apoio comercial, elaboração e acompanhamento de projetos e apoio ao negócio. Já a Gerente do Núcleo ESG-FIEC, Alcileia Farias, apresentou as ações da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) com foco em sustentabilidade, e Débora Costa, Gerente de Planejamento, mostrou o trabalho da área no gerenciamento de processos.
“Vemos essa atuação em rede, desde a fala do Diretor Regional até o gestor de escola. Ontem, tivemos a oportunidade de ver na escola as pessoas que trabalham com esses indicadores e é nítido essa sinergia e a ação articulada, principalmente entre nós, que fazemos educação, com as pessoas. Porque os integradores são importantes, mas, acima de tudo, a condução por parte das pessoas”, pontuou Abigail.
Troca de experiências
O encontro contou com representantes dos DRs da Paraíba, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Nordeste, Piauí, Maranhão, Sergipe, Pará, Rondônia e Roraima.
“Eu penso que a gente aprende um pouquinho com o Ceará e o Ceará também aprende um pouquinho com a gente. E aí, nessa troca, a gente define novas estratégias, elabora novos planos de ação e repensa projetos para atingir determinados objetivos e indicadores. Às vezes, aquilo que já deu certo no Ceará não deu certo no Pará. Mas por que não deu certo? O que eu posso rever na minha operação propriamente dita? Ações como essa reforçam o sentimento de colaboração mútua”, disse.
Representando o DR de Pernambuco, Celso Soares, Gerente de Educação e Negócios do SENAI Pernambuco, conta que o Ceará tem sido referência para os demais estados do Nordeste e mostra a força da região em âmbito nacional.
“Nossas expectativas em relação a esse momento foram superadas. Encontramos várias formas de acompanhar e monitorar indicadores, mas também passamos a enxergar os indicadores não somente como uma meta a ser atingida, e, sim, como reflexo do trabalho de qualidade que é feito no dia a dia”.