
O município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, alcançou a maior nota do Nordeste no Índice de Governança Municipal (IGM 2025), entre os municípios de 50 mil a 100 mil habitantes (Grupo 6). De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui 54 mil habitantes.
Criado em 2016 pelo Conselho Federal de Administração (CFA), o IGM avalia a governança pública dos municípios brasileiros em três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. O índice utiliza dados oficiais da Secretaria do Tesouro Nacional, IBGE, Datasus, INEP, entre outros órgãos.
Na edição de 2025, São Gonçalo do Amarante obteve nota 5,70, ocupando a primeira colocação do Nordeste no Grupo 6 e, consequentemente, também a liderança no Ceará. O município superou cidades do mesmo grupo, como Horizonte (5,52), Itaitinga (5,51), Eusébio (5,36) e Aquiraz (4,84).
“Esse resultado é fruto de muito trabalho nos últimos quatro anos, em que a diretriz principal da nossa gestão é cuidar bem das pessoas em todas as áreas da administração pública. São Gonçalo é um município extenso, com sete distritos, a sede e mais de 120 comunidades. Nesse período, abrimos diversos serviços públicos em locais que não possuíam sequer um ponto de apoio à saúde. Estar no topo do Nordeste como modelo de gestão eficiente aumenta ainda mais a nossa responsabilidade em cuidar dos gonçalenses”, afirma o prefeito Professor Marcelão.
Reconhecimento
Nos últimos anos, a gestão do Professor Marcelão em São Gonçalo do Amarante acumulou mais de 50 prêmios nas áreas de Gestão Pública, Saúde, Assistência Social, Educação, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Previdência e Finanças. Entre as principais conquistas estão o Selo Unicef, Prefeito Amigo da Criança (Fundação Abrinq), Band Cidades Excelentes, Hospital Amigo da Criança, Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização, Escolas Nota Dez, Prefeito Inovador, Selo TCE Ceará Sustentável e o Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão Previdenciária.
Mais recentemente, o município recebeu a nota A de Capacidade de Pagamento (Capag), concedida pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. O resultado reflete o equilíbrio fiscal e o zelo com o dinheiro público da gestão. No Ceará, apenas 16 dos 184 municípios conquistaram a nota máxima.
-
Frente Parlamentar do Empreendedorismo realiza evento em Fortaleza para debater segurança pública e modernização fiscal17 de setembro de 2025
-
Diálogo entre Câmara e Executivo é reforçado em encontro com secretário André Barbosa17 de setembro de 2025
-
SINDIENERGIA-CE alerta: MP 1.300/2025 ameaça investimentos no setor de energia e direitos dos consumidores17 de setembro de 2025