Edição do Dia
Notícias
Atuação de Lia de Freitas no programa Ceará sem Fome é enaltecida durante entrega de medalha Herbert de Souza

A primeira-dama do Estado do Ceará, Lia de Freitas, foi agraciada com a Medalha Herbert de Souza, comenda concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (22/10). A escolha da primeira-dama do Estado para recebimento da homenagem partiu dos deputados Marcos Sobreira (PSB) e Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos) e se justifica pelo seu destaque na construção de políticas integradas e sustentáveis voltadas à proteção social e à segurança alimentar. 

O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), ressaltou que a medalha “é um ‘muito obrigado’ dito por muitas vozes emudecidas pela injustiça social”. De acordo com ele, a consolidação do Ceará sem Fome nos 184 municípios cearenses se alinha ao compromisso do governador Elmano de Freitas de universalizar o ensino público em tempo integral na rede pública estadual de ensino. 

“Alguém conhece outra experiência do tipo em qualquer lugar do mundo? Eu desconheço, e isso só comprova a ousadia dessa Terra da Luz, que homenageia aquela que representa essa luta tão justa em um Parlamento escolhido democraticamente pelo povo cearense”, comemorou. 

O deputado Marcos Sobreira (PSB), um dos solicitantes da homenagem, também destacou a importância do programa, que hoje contempla, segundo ele, 130 mil cearenses. “A despeito das críticas sofridas em seu início, o Ceará sem Fome mostra sua importância para aquele que está lá na ponta recebendo diariamente seu prato de alimento, às vezes o único do dia. Isso é garantir dignidade para o povo”, disse. 

Na mesma linha, a deputada Jô Farias (PT) também elogiou o trabalho promovido pela equipe do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome. “Eu já vivi esse tipo de vulnerabilidade, assim como a comunidade em que cresci, então essa também é uma de minhas lutas, e agradeço à Alece por ter aberto suas portas e esteja participando ativamente de uma causa tão nobre como o combate à fome”, disse.

HOMENAGEM 

Lia de Freitas é presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome e articuladora da política estadual de combate à fome, que reúne esforços de instituições públicas e privadas e o engajamento da sociedade civil. Com forte atuação em pautas de assistência social e políticas públicas, a primeira-dama é formada em Administração e Administração Pública, mestre em Planejamento e Políticas Públicas e acadêmica de Medicina. Servidora pública há 18 anos, Lia de Freitas tem se destacado pela dedicação à construção de políticas integradas e sustentáveis voltadas à proteção social e à segurança alimentar no Ceará.

Em seu discurso, Lia de Freitas agradeceu à Alece pela homenagem e contemplou com ela todos que participam direta ou  indiretamente do Ceará Sem Fome. “Me sinto pequena diante do tamanho do trabalho dessas pessoas. A fome não é uma fatalidade, é um escândalo para nossa sociedade, e a indiferença diante dela é uma cumplicidade inaceitável, e o Poder Público não deve se omitir nessa luta”, afirmou.

Ela informou que o programa proporcionou, entre outras coisas, uma aliança com os produtores da agricultura familiar, que, através dos recursos do programa, têm a oportunidade de gerar renda e fomentar justiça social no campo. Ela também destacou a aquisição do Cartão Ceará sem Fome e as atividades do eixo Renda e Qualificação, “a virada de chave desse projeto que culmina com autonomia dos cidadãos”. 

Para Lia de Freitas, a comenda é um “troféu, que se guarda como um bastão que se empunha e deve ser passado para que essa caminhada continue, e sigamos travando a mais nobre das baralhas”. 

A solenidade contou com a presença dos deputados Missias Dias (PT), Guilherme Sampaio (PT), Simão Pedro (PSD) e Guilherme Bismark (PSB). Além destes, a mesa da homenagem contou com a participação da Secretária de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França; do procurador-geral de Justiça do Ceará (PGJ), Haley de Carvalho Filho; e do procurador-geral do Estado, Rafael Machado. 

Acompanhe a íntegra da sessão solene de entrega da Medalha Herbert de Souza