
O deputado federal Célio Studart (PSD-CE) realizou neste domingo (26) a Caomiada 2025, marcando os 10 anos de uma das mais importantes mobilizações em defesa dos animais no Ceará. O evento aconteceu na Avenida Beira-Mar de Fortaleza, reunindo ativistas, protetores independentes, tutores e organizações não governamentais sob o tema “Exploração não é tradição”.
Durante o ato, Célio reforçou a necessidade urgente de repensar práticas culturais que envolvem exploração animal: “Vaquejada é um crime, vaquejada é um absurdo. Os maus-tratos aos animais, as carroças — seja para turismo ou para transporte — são uma vergonha”, sacramentou o parlamentar que preside, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Animais.
O evento foi organizado pelo Instituto Ame Patas, com apoio do parlamentar, e contou com uma programação diversificada: atendimento veterinário gratuito, vacinação antirrábica, distribuição de coleiras antiparasitárias, oficina de pintura para crianças, sorteios de brindes, entre outras.
Toda a renda obtida com a venda das camisetas oficiais do evento será revertida para as entidades de proteção animal parceiras: UPAC, ABRACE, Lar dos Pancinhas, Lar Tintin, APA -Fortaleza. Essas instituições desempenham papel central no resgate, acolhimento e cuidado de animais em situação de vulnerabilidade, reforçando a rede de proteção animal no Ceará.
Saiba Mais
A Caomiada, que teve sua primeira edição em 2015, já se consolidou como um marco na causa animal no estado. Ao completar uma década, reafirma seu papel de mobilização social, fomentando a adoção responsável, o combate ao abandono e a conscientização sobre o sofrimento animal. Célio Studart e os organizadores reforçam seu compromisso com uma agenda ética e transformadora para a convivência entre humanos e animais, promovendo uma cultura de respeito, empatia e justiça.
O evento é uma importante agenda de mobilização, onde são também manifestados pedidos da sociedade em relação às demandas do tema e um compromisso com pautas sociais. Nesta edição, o pedido para atendimentos veterinários 24h na Clínica Jacó e ampliação da unidade para hospital, o reforço da adoção de animais e a aprovação de importantes projetos de fortalecimento contra maus-tratos estiveram presentes.
Em Brasília, o parlamentar tem sido uma das principais vozes em defesa de todas as formas de vida. “A gente tá preocupado com os bichinhos sofrendo na rua, com as pessoas vulneráveis, com as crianças indefesas e com as pessoas com deficiência. Quem ama animal, ama gente. Quem não ama animal, não ama ninguém”, finalizou.

