Edição do Dia
Notícias
Alece faz a entrega de kit sensorial ao Grupo de Educação e Estudos Oncológicos – Geeon

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta terça-feira (28/10), a entrega de um kit sensorial ao Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon). O conjunto é composto por itens essenciais para a instalação de salas sensoriais, que têm o objetivo de humanizar os ambientes onde são realizados os exames de mamografia.

Além do Geeon, 22 policlínicas regionais do Ceará e os espaços do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, que são vinculados ao Programa Saúde da Mulher, vão receber os kits sensoriais. Dentro de cada um deles há 30 metros de fita de led colorida, difusor aromatizador e minicaixa de som. 

Tainah Marinho Aldigueri, primeira-dama da Alece, fez a entrega do kit e explicou que a ação visa “não só acolher melhor as mulheres que estão procurando realizar o exame”, como também “motivar as mulheres que ainda não procuraram a fazer a mamografia”. 

“É com muita alegria que nós estamos aqui realizando mais uma etapa do nosso projeto Salas Sensoriais de Mamografia. Estamos muito felizes por estarmos realizando essa ação, por estarmos fortalecendo essa rede de apoio que cuida das mulheres, que previne e trata o câncer de mama”, frisou. 

Presidente do Geeon, o médico mastologista Luiz Porto afirmou que o objetivo da instituição é “desmistificar a mamografia” e aumentar o número de exames. Ele revelou que descobriram, por meio de pesquisa realizada há cerca de oito anos com 500 mulheres do entorno do Geeon, que 30% delas não realizaram o exame por receio de descobrir doenças, medo da dor ou outros motivos.

“Ao tornar a sala mais humanizada, com luzes agradáveis, com música agradável, acolhimento humanizado, certamente ela (paciente) vai ter menos motivos para se apavorar com o exame que assusta tanto as mulheres”, disse Luiz Porto. 

A assessora de Gestão e Planejamento da Alece, Ana Alice Falcão, explicou como as salas sensoriais podem contribuir para o bem-estar das pacientes durante o exame de mamografia. 

“Existe uma teoria, que faz parte da medicina oriental, que são as práticas integrativas e complementares em saúde (Pics). Ela aponta que tem como agir sobre o ser humano, sobre o sentimento, sobre as emoções, sobre as sensações, sem necessariamente usar medicamentos. O estímulo das salas sensoriais é exatamente isso:  aflorar a sensibilidade na mulher no que diz respeito ao olfato, à audição, à visão e estimular os sentidos, que faz com que ela tire a preocupação da contração da mama no horário da mamografia”, pontuou. 

A entrega dos próximos kits sensoriais pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará acontece nesta quinta-feira (30/10) às policlínicas dos municípios de Camocim e Acaraú.