
São 100 famílias e sonhos transformados com as melhorias habitacionais do programa Morar Bem, no Grande Bom Jardim. A centésima casa reformada pela Prefeitura de Fortaleza foi entregue neste fim de semana pelo prefeito Evandro Leitão, na Comunidade Marrocos, no bairro Siqueira. A iniciativa é conduzida pela Secretaria do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), com atuação da Coordenadoria de Programas Habitacionais (Cophab) da pasta.
A visita às residências no Grande Bom Jardim foi acompanhada pelos secretários da Habitafor, Jonas Dezidoro, de Relações Comunitárias, André Barbosa, e da Chefia de Gabinete, Eudes Bringel – importantes parceiros no projeto -, além de técnicos das secretarias. O trabalho permanente sendo executado pela Prefeitura e ainda prevê mais 254 melhorias habitacionais do Morar Bem apenas na comunidade Marrocos.

O sorriso largo da Dona Ivoneide, que mora com o marido e três filhos, é o resultado de cada pequena correção realizada na casa dela, local de vida há 25 anos. Do piso cimentado à revisão elétrica, das paredes pintadas ao banheiro novinho em folha, tudo é feito com acompanhamento ininterrupto e bem de perto da Habitafor, sob a coordenação de Davis Fernandes e gerência de Mariana Sales.
“Não tinha descarga, não tinha cerâmica, era só balde. Tá um banheiro de luxo, tá tudo lindo. Ganhei presente de natal antecipado”, agradece Ivoneide, vizinha de porta de outra beneficiada, Dona Elzair. Ela, o marido Vilmar, a filha Estefanas, mãe atípica do pequeno Luiz Daniel, e o companheiro Wellington vivem em casas coladas que também passaram por transformação realizada pela Prefeitura de Fortaleza e gravada em cerâmica na fachada da moradia.
Dois quarteirões depois, em outra rua com muitas melhorias habitacionais, dona Maria Marta mostra, orgulhosa, a moradia reformada. “Trabalhei tanto pra ‘dotô’ e agora tenho um banheiro de ‘doto’ no meu cantinho. Nunca imaginei”, diz a idosa de 87 anos e muitos gatos. A filha mora ao lado, as netas vivem por lá, há galinhas no quintal, o peixe do almoço quase pronto e o sorriso é a primeira resposta às palmas de quem chega lá fora para falar com ela. Morar Bem é esta rotina cheia de vida.
Ampliação do benefício
O objetivo, garante o prefeito Evandro Leitão, é levar o programa Morar Bem para mais bairros de Fortaleza e garantir qualidade de vida às famílias que mais precisam. “Finalizamos as 100 primeiras casas totalmente reformadas no bairro Siqueira e este é só o começo do projeto. São mais duas mil melhorias habitacionais previstas para a nossa cidade nesta primeira etapa. Presenciar estas transformações, acompanhar de perto a mudança de vida, perceber a emoção das moradoras aumenta a nossa responsabilidade para garantir a ampliação desse benefício”, reforça o prefeito.
A missão é compartilhada com o secretário da Habitafor, Jonas Dezidoro, que espera levar mais melhorias para milhares de pessoas. “Ter um banheiro em casa é o básico de toda a família, assim como uma construção sem riscos, com revisão na fiação elétrica, piso seguro, telha translúcida que gera até economia na conta de luz. São dezenas de reparos em cada casa. E vamos expandir para mais bairros de Fortaleza”, assegura o chefe da pasta habitacional.
Programa Morar Bem
O programa Morar Bem garante a construção ou reparo de banheiros, instalação de barras de apoio, reparos estruturais, elétricos ou hidrossanitários, nova caixa d’água e ligação à rede de esgotamento sanitário. As intervenções também abrangem reforma de telhados – com uso de telhas translúcidas para melhor iluminação –, troca de portas e janelas, reboco, pintura e instalação de tanques e pias.
Além das 254 melhorias habitacionais restantes no Marrocos, a Secretaria do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) também está preparando mais 1.822 para os bairros Moura Brasil e Serviluz. Assim, mais de 2.000 melhorias estão programadas, afora mais localidades que também devem ser beneficiadas com a expansão do programa.