
O prefeito Evandro Leitão e o governador Elmano de Freitas entregaram, nesta quarta-feira (26/11), a requalificação da Praça do Ferreira, no Centro da capital. Considerado um dos principais marcos culturais e afetivos da cidade, o espaço passou por ampla modernização, preservando seu valor histórico e arquitetônico. A entrega marca o início das ações do programa FORtaleCE, parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza para o desenvolvimento de obras de melhoria na Capital.
A requalificação cumpre mais um compromisso de campanha de Evandro Leitão. Durante o evento, o prefeito destacou a importância da Praça do Ferreira para a cidade, definindo a entrega como o início de um grande processo de renovação do Centro de Fortaleza.
“Este espaço é o coração da nossa cidade, um símbolo que pulsa cultura, história e convivência, e devolvê-lo revitalizado aos fortalezenses reforça o compromisso que assumimos de transformar o Centro. Há pouco mais de quatro meses demos a ordem de serviço, e hoje concluímos essa etapa com muita satisfação, graças à parceria fundamental com o governador Elmano e ao esforço conjunto das equipes do Município e do Estado”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
O governador Elmano de Freitas expressou o orgulho de participar da entrega da Praça do Ferreira renovada, bonita e acolhedora como o povo de Fortaleza merece.
“Ver a Praça do Ferreira completamente revitalizada me dá uma alegria enorme, não apenas como governador, mas como alguém que vive essa cidade desde a juventude. Quero destacar o gesto do prefeito Evandro de ouvir todos, comerciantes, especialistas e a população, para construir uma intervenção que respeita o simbolismo deste lugar.”
Reforma
Executada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), a intervenção contou com investimento de aproximadamente R$ 8 milhões e contemplou um conjunto de melhorias que contribuíram para a revitalização do Centro. Entre as principais ações estão a construção de novos quiosques, implantação de fonte interativa, instalação de banheiros públicos acessíveis e reforma completa do piso em pedra portuguesa.
O projeto incluiu ainda o alargamento da praça em oito metros, remodelação dos passeios com acessibilidade, travessias elevadas, nova iluminação, criação de palcos fixos, instalação de paraciclos, estátuas em bronze e painéis textuais no piso. A Coluna da Hora, um dos símbolos do local, também passou por restauração.
Segundo o titular da Seinf, André Daher, a obra promoveu uma reestruturação completa do espaço, incluindo o reassentamento de todo o piso de pedra portuguesa, a reconstrução dos quiosques (dois deles de banheiros públicos, a implantação de duas fontes interativas.
“Tudo foi executado respeitando as características de um equipamento tombado, preservando sua originalidade. Hoje entregamos uma praça completamente renovada, mais acolhedora e pronta para fortalecer o comércio, o turismo e a vida cultural do nosso Centro”, pontuou o secretário.
Desenvolvido pelos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, o projeto integra um plano mais amplo de revitalização do Centro de Fortaleza, com foco no fortalecimento do comércio, no estímulo ao turismo e na melhoria da qualidade de vida da população. As obras foram financiadas com apoio da CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe. A entrega coincide com o início do período do Natal de Luz, ampliando o impacto cultural e social das intervenções.
A entrega da nova Praça do Ferreira simboliza um marco no processo de requalificação do Centro e inaugura um novo ciclo de investimentos, previsto pelo programa FORtaleCE, reforçando o compromisso das gestões municipal e estadual com a promoção de espaços públicos mais seguros, inclusivos e acolhedores para a população.
Voltar a sentir orgulho
A história da ambulante Ieda Gonçalves se mistura a da Praça do Ferreira. Somando os tempos de trabalho da sogra e dela, são 47 anos vendendo acarajé no local. “Eu já vi várias reformas, mas dessa vez capricharam mais, ampliaram a praça e ela está mais ventilada. Ficou com a aparência de que daqui pra frente ela vai ser bem cuidada”, avaliou, acrescentando que, com a reforma, espera um aumento do movimento e das vendas durante o final do ano.
A corretora de imóveis Antônia Mesquita trabalha a alguns passos da Praça do Ferreira e diariamente atravessa o equipamento. Mas, para além do cotidiano, o espaço povoa suas memórias de infância.
“Conheço a praça desde criança, ela é um símbolo da cidade e muitos eventos históricos aconteceram aqui, mas estava em uma situação crítica. Era difícil andar nela, faltava muita coisa, e o piso tinha vários buracos. Agora está muito linda, me dá orgulho demais.”
Segurança
A partir desta quarta-feira, a Praça do Ferreira passa a contar com reforço na segurança. Durante o período de fim de ano, o espaço receberá a Base Móvel Cidadã da Guarda Municipal, funcionando diariamente em dois turnos, além do suporte da Base Cidadã da Praça da Lagoinha e do videomonitoramento. As equipes do Ciclopatrulhamento e do Grupo Tático Motorizado seguirão atuando em rondas preventivas. A Polícia Militar reforçará o patrulhamento com 209 policiais distribuídos em viaturas, motos, bicicletas e equipes a pé, ampliando a sensação de segurança de comerciantes e visitantes.
