Notícias
Prefeitura de Fortaleza e Unifor firmam acordo para fortalecer a governança do Programa Fortaleza Inclusiva

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, a vice-prefeita e secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar, e a primeira-dama e presidente do Comitê de Governança do Plano Fortaleza Inclusiva, Cristiane Leitão, assinaram, nesta quinta-feira (27/11), no Paço Municipal, o Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz. O convênio visa, principalmente, fortalecer a gestão e a eficácia do Plano Fortaleza Inclusiva.

O prefeito Evandro Leitão enfatizou a importância de basear a gestão em fatos concretos e celebrou o momento de cooperação. “Destaco a importância de dados e estatísticas para a concretização de políticas públicas eficazes e a parceria do município com a Unifor vem com esse objetivo. Nesta semana, firmamos duas parcerias com a Fundação Edson Queiroz: a doação de estetoscópios pela Universidade e, agora, a assinatura do acordo de cooperação técnica. São ações de qualidade e de credibilidade em benefício da população de Fortaleza”, disse.

A vice-prefeita Gabriella Aguiar explicou ia relação entre a estruturação do programa e a atração de investimentos. “O convênio possibilitará a estruturação do Plano Fortaleza Inclusiva, facilitando o monitoramento das políticas públicas e a captação de recursos internacionais”, afirmou.

A primeira-dama Cristiane Leitão destacou o foco na governança e nos resultados práticos para a sociedade. “Essa parceria vem para fortalecer a governança do Fortaleza Inclusiva, para que as políticas aplicadas sejam mensuradas em benefício da população”, garantiu..

O papel da academia na sociedade

Representando a Unifor, o reitor Randal Pompeu expressou o orgulho da universidade em colaborar com a gestão municipal. “É uma honra a Unifor atuar em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. É uma missão da universidade se integrar com a sociedade”, assegurou.

O Acordo de Cooperação Técnica estabelece a base para o desenvolvimento de programas como o Programa de Desenvolvimento da Liderança Inclusiva (PDLI), focados em capacitar gestores e técnicos para promover a diversidade, equidade e o impacto social positivo na administração municipal.