
Este é o sétimo equipamento do pacote de reestruturação da rede de assistência social e o quinto de 22 Centros de Referência que serão requalificados
A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta terça-feira (2/12), a requalificação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Messejana. Totalmente revitalizado, o equipamento está preparado para acolher e apoiar mais de 30 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, distribuídas em nove bairros da região. A modernização integra o conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da política de assistência social da Capital.
“Estamos dando continuidade ao nosso compromisso de reestruturar e fortalecer a rede de assistência social. Este é o sexto Centro de Referência reformado que entregamos, e seguimos com um cronograma intenso de novas entregas, incluindo o Cras Lagamar já na próxima semana. Dos 27 Centros de Referência da Assistência, todos estão passando por melhorias, e ainda teremos uma ampliação, com quatro novas unidades, chegando a 31 Cras na cidade. A reforma que fizemos aqui ficou muito boa e vai garantir condições adequadas de trabalho para os profissionais, além de um atendimento mais digno para as mais de 42 mil pessoas que utilizam os serviços desta unidade,” afirmou o prefeito Evandro Leitão.
Com a requalificação, o Cras Messejana ampliará sua capacidade de atendimento, alcançando diretamente os moradores dos bairros Messejana, Curió, José de Alencar, Lagoa Redonda, Paupina, São Bento, Guajeru, Coaçu e parte de Pedras, fortalecendo o acompanhamento das famílias e o acesso aos serviços socioassistenciais.
Segundo a vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Gabriella Aguiar, a requalificação é importante porque melhora, de forma concreta, as condições de trabalho da equipe do Cras Messejana, que atende diretamente famílias de nove bairros da cidade.
“Todo o projeto foi pensado com cuidado, cada sala foi planejada para garantir melhores condições à equipe técnica, temos espaços mais adequados para o atendimento, banheiro adaptado e acessibilidade em todo o equipamento. É um passo importante para oferecer mais dignidade e fortalecer a política de assistência social na cidade. E com a ampliação que o prefeito Evandro Leitão está realizando, vamos reduzir a sobrecarga desta unidade, especialmente com a criação dos novos Cras da Paupina e de Pedras, que facilitarão o acesso dessas comunidades à assistência,” destacou a vice-prefeita.
Segundo a coordenadora do Cras Messejana, Geiciane Mendes, a reforma representa um grande diferencial para os funcionários e para o público do Cras. “Estou muito feliz com essa requalificação. O Cras estava com a estrutura muito comprometida, o que dificultava o atendimento e o acolhimento das famílias. Agora, recebemos um espaço organizado, confortável e pensado para a comunidade. Isso faz toda a diferença no nosso trabalho e na forma como as pessoas serão recebidas. Estamos de portas abertas e prontas para atender com mais qualidade, cuidado e carinho.”
Com esta entrega, chega a cinco o número de Cras já requalificados dentro do cronograma que prevê a reforma de 22 unidades. O Cras Messejana também é o sétimo equipamento inaugurado dentro do pacote de reestruturação da rede socioassistencial, que contempla 39 equipamentos no total.
As primeiras inaugurações ocorreram entre setembro e novembro: Cras Serviluz (30/9), Cras Conjunto Palmeiras (13/10), Cras Mucuripe (21/10) e Cras Antônio Bezerra (17/11). Além dos Centros de Referência, foram entregues o Creas Alvorada (30/10) e o Centro de Referência LGBTQIA+ Janaína Dutra (6/10).
