
O Ceará vive, a partir desta quarta-feira (03/12), um marco histórico para sua indústria e para o desenvolvimento econômico do estado: entrou oficialmente em operação o Polo Automotivo do Ceará, sediado no município de Horizonte, com a Planta Automotiva do Ceará (PACE). A cerimônia de inauguração contou com a participação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), representada por seu presidente, Ricardo Cavalcante.
Estiveram presentes no evento o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin; o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias; o ministro da Educação, Camilo Santana; o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz; a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; o deputado federal e líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Romeu Aldigueri; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; o presidente da GM para a América do Sul, Santiago Chamorro; o presidente do Grupo Comexport, Rodrigo Teixeira; entre outras autoridades e representantes do setor produtivo.
O Ceará vive, a partir desta quarta-feira (03/12), um marco histórico para sua indústria e para o desenvolvimento econômico do estado: entrou oficialmente em operação o Polo Automotivo do Ceará, sediado no município de Horizonte, com a Planta Automotiva do Ceará (PACE). A cerimônia de inauguração contou com a participação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), representada por seu presidente, Ricardo Cavalcante.
Sobre o evento, o presidente da FIEC afirmou que o dia marca uma nova etapa para a indústria cearense e para o país. “Vivemos hoje um momento histórico para o Ceará com a inauguração desta fábrica, sob a operação da General Motors, uma empresa centenária no mercado nacional, que inicia aqui a produção de dois modelos recém-lançados. Desejamos pleno sucesso a essa nova etapa”, destacou. Ele reforçou o suporte da Federação ao processo de implantação do projeto. “A Federação tem oferecido todo o apoio necessário à Comexport, empresa responsável pela operação local. Também parabenizo o Governo do Estado por viabilizar a chegada desse investimento em um contexto tão estratégico para o desenvolvimento do Ceará”.
A iniciativa busca consolidar o estado como referência nacional em inovação industrial. O empreendimento pioneiro, considerado a primeira planta multimarcas do Brasil, representa R$ 400 milhões em investimentos privados nesta primeira fase e deve gerar até 9 mil empregos, reativando e ampliando um ativo industrial estratégico, antes ocupado pela fábrica da Troller. Com modernização completa, ampliação da área produtiva e foco em tecnologia automotiva sustentável, o novo polo posiciona o Ceará na vanguarda de um setor global em transformação.
A planta foi fundada pelo Grupo Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil, responsável pela operação de marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault e Ford. Já na implantação, a operação no Ceará se inicia com uma das montadoras mais relevantes do mundo: a General Motors, que confirmou a fabricação de dois modelos 100% elétricos no estado.
O governador Elmano de Freitas ressaltou o simbolismo e o impacto econômico da fábrica reativada, agora com foco em tecnologia e sustentabilidade, destacando ainda a retomada e modernização da indústria automotiva.
“Hoje é um dia de muito orgulho e de muita gratidão. Este polo automotivo é muito importante para a economia do estado do Ceará. O que nós estamos destacando aqui é uma planta que nasce com 35% de seus componentes nacionais e que tem a meta de aumentar esse índice para que tenhamos uma verdadeira indústria vinculada a essa cadeia produtiva”, afirmou. Elmano celebrou o retorno de trabalhadores que atuaram na antiga planta e reforçou a virada tecnológica vivida pelo estado. “É a alegria de nós, cearenses, podermos dizer que o nosso estado produz carro tecnológico e inovador, e que estamos apontando para uma nova economia, com indústria automotiva, energia renovável, data centers e resultados em educação”.
O governador fez questão de registrar o papel da FIEC e de seu presidente. “Quero agradecer aos industriais do Ceará. Agradeço à FIEC e ao presidente Ricardo Cavalcante, meu amigo. Muito obrigado pelo apoio ao desenvolvimento econômico do estado. O setor industrial tem sido parceiro decisivo nesse processo”.
O presidente do Grupo Comexport, Rodrigo Teixeira, detalhou a reestruturação completa da planta e o impacto para o país. “Hoje celebramos a primeira fase de implantação de uma indústria brasileira, de capital 100% nacional, dedicada à produção de veículos automotores sustentáveis. Estamos investindo R$ 400 milhões em recursos próprios para reativar, ampliar e modernizar um patrimônio cearense e brasileiro”, afirmou. Ele explicou que, com a ampliação da área total da operação, onde antes se produziam pouco mais de mil veículos a combustão por ano, agora estarão aptos a produzir 10 mil veículos sustentáveis anualmente.
Rodrigo também destacou o apoio da FIEC como crucial para o desenvolvimento das ações. “Não há palavras que possam expressar nossa gratidão. Preciso fazer um agradecimento especial ao presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, por todo o apoio que tem nos dado ao longo dessa jornada”.
Em seu discurso na solenidade de inauguração, o presidente Lula celebrou a geração de empregos e o impacto social da nova planta. “Estou muito orgulhoso de estar aqui, pois não há nada mais sagrado do que o emprego. É o emprego que dá dignidade ao homem e à mulher, que podem chegar ao fim do mês com o suor do seu trabalho e garantir o sustento de suas famílias”, afirmou.
Durante a cerimônia, o presidente da GM para a América do Sul, Santiago Chamorro, anunciou, além da produção do Chevrolet Spark, também o segundo veículo produzido no Polo Automotivo: o novo Chevrolet Captiva, um SUV totalmente elétrico.
“É do Ceará que sai hoje o primeiro veículo Chevrolet produzido no Brasil. Com vocês, o Chevrolet Spark EUV. É aqui que vocês já estão transformando missão em capacidade produtiva, tecnologia em desenvolvimento real e ambição em oportunidades concretas”, declarou Chamorro. Ele destacou ainda o papel estratégico do estado: “O Brasil está em excelente posição para ajudar a liderar essa nova era, não apenas em engenharia de excelência, mas também pelas nossas abundantes fontes renováveis, pelos corredores logísticos de classe internacional, como o Porto do Pecém, e pela força da nossa gente”.
O prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, celebrou o impacto que o empreendimento trará para o desenvolvimento local. O gestor municipal ressaltou que o município, apesar de jovem — apenas 39 anos de emancipação —, está pronto para receber novos investimentos e ampliar oportunidades para sua população. “Esse é um dia histórico para Horizonte. O Ceará esperou muito por esse momento. Hoje temos a oportunidade de ver esse sonho realizado de ter o seu polo automotivo funcionando”, afirmou.
Veículos GM
No ato, a GM apresentou oficialmente o Chevrolet Spark EUV, primeiro modelo montado na PACE. Inicialmente produzido no sistema SKD (Semi Knocked-Down), o veículo chega em kits parcialmente montados, com planejamento para nacionalização progressiva até a fabricação integral. Com motor elétrico de 101 cv, autonomia de 258 km aferida pelo Inmetro e tecnologias como câmeras 360º, telas multimídia de 10,1’’ e 8,8’’ e sistemas avançados de segurança, o Spark EUV inaugura a nova fase automotiva do Ceará.
Autoridades e lideranças presentes
Completaram o palco da solenidade o presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos; o procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho; a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; o secretário do Turismo do Estado do Ceará, Eduardo Bismarck; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), Danilo Serpa; o secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Ceará, Chagas Vieira; o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho; o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira; o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Wanger Rocha.
Acompanharam as atividades da inauguração o 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; o ex-presidente da FIEC, Fernando Cirino Gurgel; o industrial Ivan Bezerra Filho; o diretor executivo da CIE Durametal, Felipe Gurgel; o secretário de Articulação Institucional e Desenvolvimento Econômico de Horizonte, Ubano Costa; e a secretária Executiva da Indústria no Ceará, Brigida Miola.
Também estiveram presentes o deputado federal Eunício Oliveira; o deputado federal AJ Albuquerque; o deputado federal José Airton Cirilo; o deputado federal Mauro Filho; a deputada estadual Jô Farias; o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Ceará, Will Pereira; o diretor-geral da PACE, Márcio Moreira; o vice-presidente da PACE, Rodrigo Teixeira; o vice-presidente global de Compras, Logística e Cadeia de Suprimentos da GM, Carlos Bibi; o vice-presidente de Relações Governamentais e Comunicações da GM para a América do Sul, Fabio Rua; e o presidente da PACE, Alan Goldlust.