Notícias
Quem vai comandar Choró, Senador Sá e Potiretama após decisão do TRE-CE?

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu, em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (12), a data das eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito nos municípios de Choró, Senador Sá e Potiretama. Os novos pleitos estão marcados para o dia 1º de março, após a cassação das chapas eleitas nas eleições municipais.

De acordo com a Justiça Eleitoral, as convenções partidárias deverão ocorrer entre os dias 23 e 25 de janeiro. Em Choró, a decisão acontece após o TRE-CE manter a cassação do prefeito Bebeto Queiroz (PSB) e do vice-prefeito Bruno Jucá (PRD), acusados de comandar um esquema de compra de votos nas eleições de 2024. A Corte apontou abuso de poder econômico e captação ilícita de votos, determinou multa, inelegibilidade do ex-prefeito por oito anos e a realização de novas eleições.

Em Senador Sá, a Justiça Eleitoral confirmou, em segunda instância, a cassação dos mandatos do prefeito Bel Júnior (PP) e da vice-prefeita Maria Costa (PP). Os desembargadores entenderam que o evento conhecido como “Cavalgada do Bel” configurou showmício eleitoral, prática proibida pela legislação, caracterizando abuso de poder político e econômico.

Já em Potiretama, o cenário político foi agravado pela cassação do mandato do então prefeito Luan Dantas (PP), preso desde abril, acusado de encomendar um incêndio criminoso contra um desafeto político. Após a vacância do cargo e a posse interina da vice-prefeita Solange Campelo (PT), a chapa também foi cassada judicialmente pelo TRE-CE, que determinou a realização de eleição suplementar no município.