
O Ceará de Valores, iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), segue em 2026 avançando na meta de alcançar 16 mil jovens em 14 regiões do Estado. Voltado para a faixa etária de 14 a 29 anos, o programa tem como foco o fortalecimento da identidade, o incentivo à cidadania e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro.
Considerada uma das maiores ações da Alece voltadas à formação cidadã e profissional da juventude, a iniciativa, iniciada em setembro de 2025, já passou pelas 16 cidades-polo que representam as macrorregiões do Ceará, entre elas Iguatu, Juazeiro do Norte, Fortaleza, Sobral, Itapipoca, Granja e Santa Quitéria.
Durante o último encontro do Sábado de Valores, realizado em 17 de janeiro, o presidente da Alece, o deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou o êxito do programa e ressaltou o papel da Assembleia como espaço de formação e diálogo com a juventude, reforçando a importância da iniciativa para a construção do futuro dos jovens cearenses.
O programa é estruturado em três trilhas formativas: liderança, inteligência emocional e habilidades para o futuro; cidadania, identidade e participação social; e empreendedorismo, inovação e novas economias. As atividades ocorrem de forma híbrida, com encontros presenciais e ações virtuais por meio da plataforma Centec Academy. Em 2026, já foram realizados encontros na Grande Fortaleza, no Maciço de Baturité e em municípios do Interior.
Para o coordenador técnico do Ceará de Valores, Klécio Gonçalves, a iniciativa vai além da preparação para o mercado de trabalho, promovendo também o resgate de valores e da cultura cearense, além da troca de experiências entre os jovens participantes.
Ao longo do ano, os participantes irão apresentar projetos em uma feira de oportunidades, com premiação final para as iniciativas de maior destaque, incluindo valores de até R$ 15 mil para os melhores projetos.
