
A luz roxa que ilumina os prédios do Plenário 13 de Maio e anexos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) ao longo do mês é um lembrete diário da adesão da Casa à campanha Fevereiro Roxo.
A mobilização promove a sensibilização e conscientização sobre doenças crônicas como Alzheimer, lúpus e fibromialgia. A campanha destaca a importância do diagnóstico precoce e do tratamento para a promoção da qualidade de vida das pessoas que convivem com essas doenças.
A participação da Alece, que contará com ações ao longo do mês, faz parte do posicionamento institucional para promoção do bem-estar da população, permitindo que mensagens como a da campanha Fevereiro Roxo cheguem a mais pessoas.
Foto: Divulgação
Além das campanhas de sensibilização, políticas públicas buscam apoiar as pessoas que convivem com doenças crônicas. É o caso da lei federal nº 15.176/25, que prevê o programa nacional de proteção dos direitos da pessoa acometida por Síndrome de Fibromialgia ou Fadiga Crônica ou por Síndrome Complexa de Dor Regional ou outras doenças correlatas.
No Ceará, projeto aprovado pela Alece em 2023 foi sancionado, criando a lei nº 18.491/23, que institui diretrizes de proteção dos direitos da pessoa com fibromialgia, incluindo previsão de apoio ao atendimento multidisciplinar, apoio à inserção no mercado de trabalho, disseminação de informações e estímulo à pesquisa científica sobre a doença no Estado, entre outros.
O projeto que originou a lei tem como autores a deputada Dra. Silvana (PL) e o então deputado Audic Mota (MDB), contando com coautoria dos deputados Queiroz Filho (PDT), Danniel Oliveira (MDB), De Assis Diniz (PT) e das deputadas Larissa Gaspar (PT), Juliana Lucena (PT) e da então deputada Gabriella Aguiar (PSD).
FEVEREIRO ROXO
Afetando milhões de brasileiros, o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que impacta as funções cognitivas, a memória, o comportamento e compromete as atividades cotidianas, podendo contemplar diversos sintomas a depender da fase. O diagnóstico precoce é essencial para que os tratamentos sejam iniciados com foco na preservação da qualidade de vida ao buscarem diminuir a velocidade da evolução da doença.
A fibromialgia é uma doença crônica que provoca dor generalizada, assim como pode incluir rigidez muscular, fadiga, dor de cabeça, alterações no sono e impactos na saúde mental, um vez que afeta o cotidiano, a vida pessoal e profissional. A partir de um diagnóstico clínico que demanda escuta atenta aos sintomas e experiências do paciente, o tratamento precisa ser multidisciplinar, envolvendo diversos profissionais e abordagens.
O lúpus é uma doença crônica autoimune que causa inflamações e tem uma ampla manifestação clínica a depender de cada caso, podendo afetar pele, articulações, rins, pulmões. O diagnóstico precoce permite que o tratamento, focado no controle dos sintomas, melhoria da qualidade de vida e acompanhamento para prevenção de pioras.
