
A Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará recebeu, nesta quarta-feira, 4, representantes do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Estaduais (FUASPEC) para tratar do reajuste salarial dos servidores públicos. A reunião, que contou com a presença do presidente da Alece, Romeu Aldigueri, do líder do Governo, Guilherme Sampaio, e da 2ª vice-presidente da Casa, Larissa Gaspar, sinaliza um movimento político relevante de abertura ao diálogo institucional em um tema sensível para o funcionalismo.
Ao classificar o encontro como produtivo, Guilherme Sampaio destacou a articulação imediata para uma nova rodada de negociação na Secretaria de Articulação Política, com o objetivo de acelerar a tramitação do reajuste. A fala do líder do Governo reforça o papel da Alece como ponte entre sindicatos e Executivo estadual, assumindo uma função ativa na mediação de interesses e na construção de consensos, especialmente em um cenário de pressão legítima por valorização salarial.
O debate ocorre em um contexto mais amplo de negociação com diferentes categorias, como já visto recentemente na educação, após reunião com o governador Elmano de Freitas e o Sindicato Apeoc. A expectativa manifestada por representantes da FUASPEC, como a defesa do reajuste de 7,74% e da data-base em 1º de janeiro, evidencia que a mobilização dos servidores tende a se intensificar. O avanço das tratativas dependerá da capacidade política do Governo e do Legislativo de transformar o diálogo em respostas concretas, equilibrando responsabilidade fiscal e reconhecimento ao papel estratégico dos servidores públicos na execução das políticas do Estado.

