
Onde antes havia um terreno baldio tomado pelo lixo, agora funciona a segunda maior praça de Fortaleza. O FORtaleCe, parceria entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, inaugurou, nesta quinta-feira (12), o Polo Esportivo e Cultural do VLT Aeroporto. Participaram da inauguração o governador Elmano de Freitas, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e outras autoridades.
O governador Elmano de Freitas ressaltou a felicidade em entregar uma área como a do Polo Esportivo e Cultural do VLT Aeroporto para a população da Capital. “Estamos entregando a Prefeitura de Fortaleza um equipamento muito importante para os bairros no entorno. Há poucos dias entregamos a estação do Ramal VLT Aeroporto, e agora entregamos esse equipamento urbano onde as pessoas vão pode praticar esporte, praticar cultura, as famílias vão poder se encontrar e isso melhora a vida da população do entorno”, pontuou o governador.
Com a parceria com a Prefeitura de Fortaleza (FORtaleCE), cada vez mais fortalecida, Elmano de Freitas enfatizou que os poderes continuarão trabalhando de mãos dadas em benefício da população. “Eu tenho muito orgulho dessa parceria, que é o FORtaleCE. O povo de Fortaleza quer que o Governo do Estado e a Prefeitura deem as mãos para trazer coisas boas para a população. Estamos juntos nessa e em outras ações, e continuaremos fazendo isso”, afirmou.
Parte do projeto do VLT Ramal Aeroporto, o polo esportivo e cultural passará a ser gerido pelo poder municipal. O prefeito Evandro Leitão ressaltou a importância de ampliar as áreas de lazer e esporte em Fortaleza. “Temos, em Fortaleza, uma cidade enorme, onde as diferenças entre os bairros são discrepantes: alguns contam com muitos espaços para a população usufruir, enquanto outros praticamente não têm. Portanto, o nosso trabalho é potencializar e fazer com que áreas que não eram destinadas à população passem a ser”, declarou.
O equipamento beneficiará diretamente cerca de 100 mil pessoas, entre moradores dos bairros Montese, Vila União, Serrinha, Aeroporto, Parangaba e adjacências. Entre elas está o aposentado Francisco José. Morador do Montese, a apenas uma rua do polo, ele relembrou como era o local antes da intervenção.
“Isso aqui antes era só um muro grande, com muito lixo. Um terreno baldio mesmo. Agora mudou tudo. Está bom demais”, destacou. “Eu venho fazer caminhada, tem essa academia ao ar livre e, para os jovens, espaços para vários esportes. Isso muda a forma como as pessoas veem o nosso bairro”, completou.
Com a urbanização, a área ganhou anfiteatro, quadra poliesportiva, areninha, parquinho, pista de skate, quadra de beach tennis, academia ao ar livre, área de convivência, além de bancos, iluminação e paisagismo, dando mais uma opção de lazer e de práticas esportivas para a comunidade local. Além disso, a praça também conta com um estacionamento com aproximadamente 40 vagas, incluindo vagas acessíveis.
Responsável pela obra, o secretário da Infraestrutura, Hélio Leitão, ressaltou o orgulho de participar de uma obra que agradou tanto à população. “Fiquei muito emocionado, porque, no último sábado, estive aqui com meu filho de 3 meses, e o polo já estava lotado. Aproveitei para perguntar a uma pessoa o que estava achando do espaço, e a primeira coisa que recebi foi um sorriso enorme. Ali eu soube que tudo valeu a pena. Saber que a população está satisfeita é o que nos motiva cada vez mais”, pontuou.
Uma das moradoras satisfeitas é a empreendedora Suely Sales, que tem usado o espaço para se exercitar. “Eu andava em outro lugar bem menor, até liberarem aqui. Esse espaço está me ajudando muito porque aqui posso me exercitar, caminhar, cuidar do corpo e isso também ajuda a mente”, declarou. “A gente so tem que agradecer por um espaço desse ser entregue pra gente”, concluiu.
