Edição do Dia
Notícias
Vereadores de Fortaleza aprovam projeto com intenção de aquisição de vacinas para o município

Aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 164/21, mensagem do prefeito nº 12/2021, que ratifica protocolo de intenções firmado entre municípios brasileiros com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do coronavírus; medicamentos, insumos e equipamentos da saúde. A matéria segue para o Executivo para que seja sancionado.

O projeto foi aprovada em bloco pelos 41 vereadores presentes. O projeto anteriormente havia sido encaminhado a Comissão de Constituição, Justiça e de Orçamento quando recebeu 13 votos favoráveis no colegiado.

O Líder do governo, vereador Gardel Rolim (PDT), evidenciou que o parlamento municipal, no entendimento de minimizar os impactos da pandemia na cidade, mostrou grandeza em aprovar projetos de relevância para os fortalezenses. “Quero registrar a grandeza do parlamento nesse pacto pela cidade. Estamos desde 8:30h até quase 21h debatendo o melhor para Fortaleza. É uma vitória de todos. Tanto os parlamentares da base como de oposição trabalharam de forma democrática para se chegar a este momento”, declarou Gardel.

Outro vereador pedetista, Júlio Brizzi, frisou a importância do PLO apresentado pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira (PDT). “Hoje tivemos mais um recorde de mortes no país com mais 2.800 óbitos pela Covid-19. Mediante a situação causada pela pandemia, hoje nós nos debruçamos para aprovar medidas que atendam a população mais vulnerável de Fortaleza”, disse.

O protocolo de intenções para a compra da vacina, após sua ratificação, será convertido em contrato de consórcio público e terá personalidade jurídica de direito público, com natureza autárquica.

Entenda o PLO nº 164/21 que trata sobre o protocolo de intenções de aquisição das vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos da saúde:

Com o objetivo de frear o iminente colapso generalizado na área da saúde, evitando mortes por falta de assistência, como também a retomada da atividade econômica, geração de emprego e renda e o convívio social, a Prefeitura de Fortaleza manifestou interesse na aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos da saúde para agilizar a imunização da população e atender eventuais demandas dos serviços públicos municipais de saúde.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), instituído em 1973, explicita que a aquisição de vacinas é competência legal e administrativa do Governo Federal. No entanto, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e aprovação no Congresso Federal no início mês, os municípios brasileiros passaram a ter competência constitucional para aquisição e fornecimento de vacinas nos casos de descumprimento do Plano Nacional de Imunização pelo Governo Federal e insuficiência de doses para imunização da população brasileira. A iniciativa é inédita no país.

Ao todo, 1.703 municípios manifestaram interesse na aquisição dos imunizantes, o que abrange mais de 125 milhões de brasileiros, atingindo 60% do total de habitantes.

A Frente Nacional de Prefeitos lidera e apoia tecnicamente a formatação de Consórcio Público de abrangência nacional, que será constituído a partir deste protocolo de intenções, em sintonia com a Lei Federal n° 11.107/2005 e seu decreto federal regulamentador. O Consórcio visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), na medida em que todas as doses serão obrigatoriamente ofertadas à população de forma gratuita.

A ação se apresenta como possibilidade para colaborar no enfrentamento da pandemia, devido à escassez de vacinas para imunização em massa da população e, a médio e longo prazos, de outros insumos.

Tramita o projeto que credencia profissionais da área de saúde para atuarem na assistência, prevenção e combate à pandemia do covid-19

PLO nº 170/2021 que trata sobre o credenciamento de profissionais da área de saúde para atuarem na assistência, prevenção e combate à pandemia do covid-19, recebeu duas emendas e ainda tramita na Comissão Conjunta de Constituição, Justiça e Saúde.

Com a medida, a Prefeitura de Fortaleza pretende credenciar profissionais da área de saúde para atuarem no enfrentamento da pandemia nos equipamentos da rede hospitalar municipal.

Abrir Whatsapp
Envio de mensagem
Quer receber notícias todo dia?