Representantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa – CMDPI e da Secretaria de Assistência Social e Cidadania – SASC estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira,17, para discutir sobre a assinatura do Pacto Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa 2020-2030 (PNDPI).
O Pacto tem por objetivo geral assumir um compromisso formal entre os governos federal, estadual e municipal de implementarem as principais políticas públicas que visam à promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas, políticas essas previstas no Estatuto do Idoso.
Durante a reunião, os representantes discutiram sobre os objetivos específicos do pacto, os eixos e diretrizes, bem como as etapas da implementação e aplicação do pacto. Tópicos esses que serão apresentados, em outra reunião, ao Prefeito Roberto Pessoa, para adesão do município.
São objetivos do PNDPI: Difundir a Política Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em especial o Estatuto do Idoso, em território nacional; ampliar o número de Conselhos dos Direitos das Pessoas Idosas e reduzir o índice de violência contra a pessoa idosa.
-
Frente Parlamentar do Empreendedorismo realiza evento em Fortaleza para debater segurança pública e modernização fiscal17 de setembro de 2025
-
Diálogo entre Câmara e Executivo é reforçado em encontro com secretário André Barbosa17 de setembro de 2025
-
SINDIENERGIA-CE alerta: MP 1.300/2025 ameaça investimentos no setor de energia e direitos dos consumidores17 de setembro de 2025